Projetos culturais ganham espaço na Expo&Flor 2019

A 9ª edição do Expo&Flor encerrou as atividades neste domingo (08) com diversos projetos de cunho cultural e social voltados para o público. O evento, que já é tradição na cidade, contempla instituições sociais com o lucro da venda de flores, que é revertido para as causas sociais. A Expo&Flor é realizada pelo Rotary Club Ponta Grossa Alagados que, através de parcerias, desenvolve durante o evento atividades de inclusão social, palestras, apresentações culturais, concurso de fotografia, passeio ciclístico, corrida rústica, entre outras ações culturais e educativas.

No último dia do evento o Centro Cultural, nome dado ao espaço onde aconteceram as manifestações culturais, recebeu a apresentação do grupo de capoeira Guerreiros dos Palmares. Robson de Paula, mestre do grupo e estudante de Educação Física, destaca a importância de eventos como esse para a desmistificação da prática da capoeira: ‘‘A gente tenta divulgar ao máximo, porque as pessoas têm uma ideia ruim sobre a capoeira com a parte da musicalidade, associada aos negros e à umbanda”, diz.

Para ele, os próprios brasileiros discriminam a cultura do país, por isso a divulgação da capoeira e as apresentações são fundamentais. Robson também destaca que o grupo já foi beneficiado pelo Expo&Flor, há cinco anos, e isso fez com que desde então passasse a participar do evento, com apresentações de capoeira, a cada ano.

Durante todos os dias do evento, diversas manifestações artísticas e didáticas ocuparam o espaço do Centro Cultural, entre elas: dança gaúcha do grupo CTG Vila Velha, banda Affinitas da APAE, projeto Pegaí, contação de histórias, aulas de xadrez, exposição de telas pintadas pelos idosos do Asilo São Vicente, a presença do maestro do grupo Coro em Cores, entre outras atividades.

A presidente do Rotary Club Ponta Grossa e Alagados enfatiza o impacto e resultado das ações da Expo&Flor na população: ‘‘A gente sente quando faz a entrega desses projetos, quando vamos até as instituições e conseguimos finalizar e cumprir com aquilo que a gente se comprometeu”. Ela considera o evento gratificante e diz que a Expo&Flor já se tornou um evento sólido na cidade, esperado pelas pessoas e entidades.

O evento contou com a colaboração da APAE, de residentes de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Senac, entre outros, que durante a Expo&Flor realizaram prestações de serviços gratuitamente. Foram cerca de 300 voluntários, contando com os colaboradores das instituições que serão beneficiadas.

Nos dez dias de evento, o público estimado foi em torno de 30 a 40 mil pessoas. Projetos como o jardim sensorial, a corrida rústica e passeio ciclístico ofereceram a possibilidade de inclusão de um público especial, como cadeirantes e deficientes visuais.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário