‘Quando as palavras faltam, a música completa’

Por Gabriela Gambassi

A participação de crianças em atividades culturais da cidade pode ser entendida como resultado de uma prática que passou a ser adotada recentemente nas escolas. Exemplo disso foi o Natal de 2015 em Ponta Grossa, que contou, além das decorações espalhadas pelo centro e diversos eventos culturais, com a apresentação dos corais formados pelos alunos das Escolas Municipais da cidade, que apresentaram canções natalinas.

Em anos anteriores, a apresentação do coral contou com 1000 crianças cantando em conjunto. Porém, a iniciativa provou-se ineficaz, já que era muito difícil manter a organização com um número tão elevado de alunos. Portanto, a Secretaria de Educação optou por dividi-los em grupos de 150 a 200 alunos, e cada um se apresentou em um dos dias.

Os pequenos cantores integram parte das 81 escolas municipais que já implantaram as aulas de musicalização, obrigatórias no currículo do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) desde o lançamento do novo currículo nacional em 2010.

Para implantação do programa, porém, foi necessária a criação de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação Municipal de Cultura. A Fundação, através do Conservatório Municipal, entrou com a formação musical dos professores, para que eles mesmos pudessem passar o conhecimento aos alunos. “O Conservatório conhece atingir de 100 a 150 crianças, em média. As aulas de musicalização nas escolas municipais tem um alcance muito mais amplo”, explica o diretor do Departamento de Cultura da Fundação, Cirilo Barbisan.

Além da formação musical dos professores, o Conservatório em breve poderá contribuir de mais uma maneira para o ensino da música para as crianças. De acordo com Cirilo, existe um projeto de disponibilizar o método de ensino do Conservatório para as Escolas Municipais. “O material do conservatório é muito bom, então é natural que ele passe a ser utilizado nas escolas também”, afirma.

A música na formação

O ensino da música para crianças do ensino fundamental não só é um direito garantido pelas diretrizes educacionais, como trata-se de uma parte importante da formação dos alunos.

Primeiramente, esse ensino da música (popular e/ou erudita) faz com que a criança adquira cultura e conhecimentos de teoria musical, além de incentivá-la a buscar outras manifestações musicais, e até mesmo de outras formas de cultura.

De acordo com pesquisas, outros benefícios que atingem as crianças que aprendem noções básicas de música no Ensino Fundamental estão ligados à capacidade cognitivo-linguística, psicomotora e até mesmo socioafetiva da criança.

Quem confirma esses resultados é a professora Cristine Cavagnari. Formada em Pedagogia, Cristine participou da formação oferecida pelo conservatório e passou a dar aulas de musicalização para seus alunos. A falta de recursos não permite que as escolas comprem instrumentos, portanto as aulas são baseadas no ensino de noções básicas de canto.

Além de desenvolverem aspectos vocais, Cristine percebeu mudanças no comportamento dos alunos a partir das formações musicais. “Eles adquiriram mais consciência deles mesmos e dos colegas, porque precisavam escutar um ao outro para não se atravessar e cantar certinho”, ela relata. A professora também percebeu que os alunos ficavam mais calmos e motivados para as aulas regulares após participarem dos momentos voltados à musicalização.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário