Quarta edição do Educadança acontece de maneira remota

A quarta edição do Educadança, Festival Universitário de Dança da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi realizada na última sexta-feira (16). Com o apoio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Dança (GPED), o evento tem como objetivo apresentar a produção final dos acadêmicos de curso de Educação Física na UEPG, assim como valorizar a arte da dança na região. Além da participação dos estudantes do curso, escolas de dança da região também se inscreveram no festival para apresentar suas coreografias.

Neste ano, o evento foi realizado no formato on-line tendo em vista as medidas de segurança contra a Covid-19. Por meio de uma live no YouTube, o Educadança apresentou diversas coreografias, divididas em três categorias: Solo UEPG, com 7 participantes; Grupo UEPG, com 3 participantes; e Grupo Cias e Escolas de Dança de Ponta Grossa com 11 participantes.

As coreografias foram julgadas por um júri popular e por três jurados técnicos. A votação do júri popular ocorreu pelo perfil do GPED no Instagram, por meio de stories postados no momento da transmissão do evento. A votação totalizou 3552 votos. O júri técnico era composto pelos bailarinos Lia Lemes, Mika Oliveira e Leticia Barszcz.

Lia Lemes é formada em Jazz Dance pelo Monique Pães Studio de Dança, competiu e conquistou prêmios como bailarina em festival de dança internacional (YAGP/NY), e nacionais: Festival de Dança de Joinville, Tap Jazz (Curitiba), Passo de Arte (Indaiatuba), Festidança (SJC). O jurado Mika Oliveira é professor de dança na escola Newschool em parceria com a Companhia Eliane Fetzer, foi bailarino da EF Jazz Company de Eliane Fetzer (2013 – 2021) e aluno da escola nos cursos de Jazz, Contemporâneo e Ballet Clássico. A terceira jurada técnica do evento, Leticia Barszcz, é formada pelo Curso de Formação de Docentes, especializada em dança educacional pela CENSUPEG, graduada em Educação Física pela UEPG e atua na área da dança há 20 anos. O currículo completo dos bailarinos que julgaram as coreografias pode ser encontrado no Instagram do GPED.

Os resultados das votações foram compartilhados ainda na live e os primeiros lugares do evento foram para as coreografias: “Quarentena”, na categoria Solo UEPG; “Coronavírus”, na categoria Grupos UEPG; e “Curando Feridas” na categoria de Grupos Concorrentes.

A equipe organizadora e participantes do Educadança compartilharam, por meio de vídeos, o propósito do evento e suas expectativas. O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, falou da história e importância do Educadança: “É um evento que começou dentro do curso de Educação Física e se abriu para a comunidade. Ele derruba os muros da universidade para que possamos estar cada vez mais presentes na vida das pessoas de Ponta Grossa”.

O evento e as coreografias reforçaram a importância do isolamento social no momento e a situação da pandemia. Relembraram, também, a relevância da dança e da arte. No vídeo de introdução ao evento, lia-se: “Nosso evento é a nossa dança! E nossa dança é sentimento, é expressão, é superação, é luta, é nossa voz, nossa arte, nossa história!”.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário