Registros da história local encerram 14ª Primavera dos Museus

Por Cassiana Luiza Morilha Tozati, Kathleen Borges Schenberger e Maria Luiza Pontaldi

A 14º edição da Primavera dos Museus, que teve início na segunda-feira (21), contou com 140 inscritos dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O tema dessa edição foi “Mundo Digital – Museus em transformação”, com o objetivo de propor maneiras de deixar os museus mais acessíveis de forma on-line.

Print de tela de um dia do evento via Google Meet.

No quarto e último dia do evento que ocorreu via Google Meet, as professoras Carmecita Ditzel e Rosângela Wosiack Zulian abordaram a pesquisa sobre a Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras (FAFI) que originou a Universidade Estadual de Ponta Grossa e o Museu Campos Gerais.

Capa do álbum da Fafi, de 1952. Acervo do MCG. | Foto: Rafael Schoenherr

Além disso, as historiadoras falaram sobre a trajetória da UEPG e do Departamento de História, visando uma apresentação sobre os primórdios do estudo superior em Ponta Grossa, há 70 anos. Elas explicaram também o Projeto História, Trajetórias, Memórias, realizado em parceria com o Museu Campos Gerais, que se propõe a divulgar episódios e personagens da história política, social e intelectual de Ponta Grossa. Com esta iniciativa, as professoras destacam o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas e à formação de acervos históricos.

Foto: Patrícia Câmera

A 14ª Primavera dos Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Sistema Brasileiro de Museus. A programação realizada em Ponta Grossa foi promovida pelo Museu Campos Gerais, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário