‘Rei do Mundo’ abre Semana de Teatro e Circo em Ponta Grossa

A estreia da Semana Teatro e Circo promovida pelo SESC e Fecomércio/Paraná é com a peça Rei do Mundo apresentada no Cine-Teatro Ópera (Auditório A) na última segunda-feira (18). A apresentação retrata as aventuras do menino Raimundo que quer estudar para ser veterinário. No caminho da escola para casa, Raimundo encontra o grupo Espalhafatos e conhece o mundo do circo.

Acrobacias, dança, canto e muito bom humor são usados pelos sete atores em cena. A sonoplastia é feita no canto do palco, com direito à tambores, violão, gaita, flauta, entre outros instrumentos. Raimundo leva os pais para conhecer o circo, e eles se sentam com a plateia para ver a apresentação. O público interage aplaudindo ao final de cada apresentação circense.

O rapaz, ao ser presenteado com um filhote de cavalo, cria uma forte amizade com o animal. O dilema de vendê-lo ou não confunde Raimundo que acaba por não se desfazer do grande amigo.

A companhia de teatro Fora do Sério de Ribeirão Preto está em turnê desde 2012 com a segunda versão da peça. A atriz Míriam Fontana conta que todos têm formação como atores, mas investem nas características de circo. “Cada um tem uma habilidade que é desenvolvida para peça”, explica.

O estudante JosmanSzeschtchok, 17, conta que gostou da peça e que veio assistir por causa da divulgação feita no colégio em que estuda, o Regente Feijó. A diretora da escola Eurico Batista Rosa conta que entrou em contato com o Sesc para que o grupo fizesse a apresentação na instituição de ensino. “Amanhã, eles farão a mesma peça para 345 crianças”, explica.

Fabio Ansolin, técnico de atividade, explica que a Semana existe há quatro anos em Ponta Grossa. “Visamos buscar alunos que, mesmo morando em PG, não conhecem o teatro. A programação é noturna justamente para aqueles que estudam durante o dia possam vir”, conclui.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do SESC.

Reportagem de Gabrielle Koster

Nenhum comentário