Projeto Fissura aborda tema do suicídio com filme iraniano

O Projeto Fissura exibe Gosto de Cereja (1997), obra prima do cineasta iraniano Abbas Kiarostami. A sessão ocorre nesse sábado, 09 de junho, às 16h, no Palco B do Cine Teatro Ópera. O filme é vencedor do Palma de Ouro de 1997 – prêmio máximo do Festival de Cannes – e aborda questões de suicídio, ética e moral.

O filme conta a história do Sr. Badii, um homem de 50 anos que busca encontrar alguém para realizar uma tarefa em troca de uma boa quantia de dinheiro. A tarefa é ir até certo local, no dia seguinte, às 6h da manhã e chamar seu nome duas vezes. Caso ele responda, deve ajudá-lo a sair da cova onde está, caso não responda, deve jogar pás de terra sobre seu corpo. Em outras palavras, está procurando alguém para ajudá-lo com seu suicídio. A película percorre essas questões de forma minimalista sem contar muito sobre os personagens, o foco mantém-se nas reflexões. Autoridades do Irã baniram o filme no país, alegando que ele encorajava o suicídio e ia contra questões morais iranianas.

O Projeto Fissura tem sessões mensais gratuitas, nas quais se pode obter certificado acadêmico de 3h levando RG e CPF. Pode-se encontrar divulgação sobre as sessões e os filmes exibidos na página do facebook do Projeto: https://www.facebook.com/fissurados/

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content