Semana cultural marca Dia Mundial do Teatro

Teve início nesta terça-feira, dia 27, a 3ª edição da Semana do Teatro e do Circo, realizada pelo Sesc em comemoração ao Dia Mundial do Teatro. Dos seis espetáculos que compõem a programação, apresentados entre os dias 27 e 31 de março, três são de grupos de teatro de Ponta Grossa.

De acordo com o técnico de atividades do Sesc Ponta Grossa, Fábio Ansolin, em 2012 a Prefeitura Municipal apoia o evento e não é mais parceira, como no ano anterior. As peças apresentadas na edição foram escolhidas pelo Sesc e pela Prefeitura. “A programação é formada por grupos de fora, que foram chamados por nós. Além de grupos da região, convidados pela Prefeitura. O cachê deles vem das entradas vendidas”, relata.

Segundo Ansolin, a peça de abertura, “De malas prontas”, não faz parte da semana. “A apresentação do dia 27 é um bônus. Podemos dizer que é uma comemoração ao dia Mundial do Teatro e um esquenta para o Fenata. Junto com isso fizemos a Semana de Teatro e Circo”, diz. De acordo com o chefe de Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Cláudio Guimarães, o espetáculo é um lançamento simbólico do Fenata, o festival mais antigo produzido por instituições.

“De malas prontas” para o Fenata

A peça “De malas prontas” foi idealizada por Pepe Núñes, que é o atual diretor, e está em cartaz desde 2003, com cerca de 600 apresentações, no Brasil e no exterior. Vanderléia Will, natural de Florianópolis, interpreta a personagem Lola da Silva. Conta ter entrado no teatro através de uma oficina em Santa Catarina.“Comecei o curso e era muito bom. Minha professora falou que eu era cômica e me convidou para fazer um espetáculo no Nordeste, “O burguês fidalgo”. Já faz mais de 20 anos que estou na profissão”.

Questionada sobre o não uso de fala no espetáculo, Vanderléia afirma ser a opção do diretor. “Qualquer pessoa que assistir ao espetáculo vai entender. Tudo muito econômico, mínimo é mais, isso encanta a plateia. Sem uma palavra a gente diz tudo, sem exagero”. Lyli Cursio, atriz há 19 anos, é argentina e interpreta Carmem Silva. “Tinha uma paixão pelo teatro. Toda vez que assistia a uma peça sentia que meu lugar não era na plateia, mas sim no palco”, diz.

Reportagem por Andressa Elesbão e Gustavo Dornelles

Nenhum comentário