Série sobre música de câmara apresenta história da música erudita em espetáculo

A Série Vila Hilda: Música de Câmara teve continuidade com uma apresentação na última sexta-feira, 18. Músicos da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) executaram obras dos austríacos Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart. As apresentações costumam ocorrer na penúltima ou última sexta-feira de cada mês e se iniciam às 20h, no Auditório B do Cine-Teatro Ópera.

O quarteto da OSPG que participou do concerto é composto por Vinicius Lira Coutinho (flauta transversal), Vitor Andrade (violino), Everton Taborda (viola) e Clodoaldo Nunes (violoncelo). Além de apresentar as músicas, o espetáculo também contou um pouca da história dos autores e peças. “Vim ver meu sobrinho, e achei a apresentação linda!”, afirma Sueli Coutinho, tia do flautista do quarteto.

Para Vander, aluno do Conservatório, esse tipo de apresentação é importante na sua formação musical. “Nós não temos uma cultura de música erudita, geralmente o que ouvimos é a música popular. Pelo preço popular que eles cobram, e pela divulgação que tem sido feita, é mais uma oportunidade para a população começar a conhecer esse tipo de sonoridade”, diz.

Clodoaldo Nunes, que começou a tocar no Conservatório há dois anos, diz que o público têm crescido muito. Em 2010 fez um concerto com Arthur Moreira Lima e alcançou um grande público. No ano seguinte fizeram uma apresentação com a banda Blindagem e este ano com a soprano Carmen Monarcha, participando inclusive da gravação de seu primeiro DVD. “A cada ano estamos tentando aproximar mais a música de câmara do público”, conta.

A apresentação é promovida pelo Conservatório Musical Maestro Paulino, com apoio da Fundação de Apoio à Universidade Estadual de Ponta Grossa (FAUEPG) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Reportagem de: João Henrique Santos

Nenhum comentário