SESC promove 32ª Semana Literária

O evento acontece entre os dias 18 a 20 de setembro, e além de debater o tema “Cadê o leitor?”, a Semana Literária faz uma homenagem ao escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012) e sua literatura dedicada às crianças. A Semana também tem um patrono, Manoel Carlos Karam (1947-2007), uma personalidade da literatura paranaense.

A Semana Literária acontece em Ponta Grossa e em outras 20 cidades paranaenses. O público pontagrossense poderá participar das atividades de contação de histórias, sessões de cinema, oficinas, workshop e as mesas redondas. A programação também conta com a participação da Casa de Artes Helena Kolody com a encenação de trechos das obras dos autores homenageados. Maiores informações do telefone (42) 3222-5432.

Confira a programação completa:

CINE SESC

Filme: Kérity, a mansão dos contos

Datas: 16, 17, 19 e 20 de setembro

Horários: 10h ou 15h

Local: Nas instituições de ensino, conforme agendamento

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Contação de histórias baseada nas obras infantojuvenis de Bartolomeu Campos de Queirós.

Dias: 18, 19 e 20 de setembro

Horário: Manhã: 8h30 às 09h30 e 10h às 11h | Tarde: 14h às 15h e 15h30 às 16h30

Local: Sesc Centro – Espaço Cultural Chic-Chic

OFICINA

Livro: da memória à criação

A oficina discorrerá sobre a história da escrita literária/livros. Num segundo momento, um livro artesanal será criado pelos participantes, utilizando materiais como feltro, E.V.A., botões, tecidos, novelos de lã, entre outros, compondo um conjunto harmônico, colorido, alegre e que valoriza a  liberdade criativa.

Dias: 18, 19 e 20 de setembro

Horário: Manhã: 8h30 às 09h30 e 10h às 11h | Tarde: 14h às 15h e 15h30 às 16h30

Público: crianças de 4 a 15 anos

Agendamento: SAC do Sesc Ponta Grossa

Número máximo de participantes: 80

MESA REDONDA

A força do escritor

com Luciana Hidalgo e Marcelo Moutinho

Eixo Temático : Que tipo de transformação social a literatura é capaz de empreender num país como o  Brasil? De que maneira se dá a interferência da ficção no dia a dia das pessoas, no cotidiano social? É possível falar em potência social das ficções?

Data: 18 de setembro

MESA REDONDA

Bisbilhotando outros mundos

com Marina Colasanti e Luiz Ruffato

Eixo temático: A literatura infantojuvenil brasileira é muito rica em autores e estilos. E é óbvio que é a porta de entrada para praticamente todo leitor, seja na escola, seja em casa.  Mas seria necessário a literatura infantojuvenil se reinventar diante dos apelos tecnológicos que tanto seduzem crianças e jovens? Como consolidar o leitor a partir da leitura na infância?

Data: 19 de setembro

WORKSHOP

Ler para escrever, escrever para saber e ser

com Marta Morais da Costa

Eixo temático: As ações de ler e escrever, mesmo que correlatas, têm caminhos próprios de apreensão e exercício. Ler se aprende lendo e escrever…somente escrevendo. Mas nem um nem outro se fazem apenas como exercício. A palavra escrita em sua natureza comunica. Mais do que isso, ao comunicar revela, expressa, contradiz, expõe, faz amadurecer a mente e preservar a memória pessoal e a história. Tem a ver, portanto, com o conhecimento e com as contínuas descobertas do autoconhecimento. A escola te a oportunidade, os meios e a formação profissional para fazer da leitura e da escrita processos de saber e ser.

Data: 20 de setembro

Reportagem de Ana Paula Schreider