‘Setembro Azul’ defende educação e cultura surda

A partir da realização de debates, passeatas, mostras de vídeos e aulas sobre a escola bilíngue para surdos, o encontro “Setembro Azul” tem o objetivo de gerar discussões e manifestações em defesa da cultura surda. Os trabalhos serão realizados no Centro de Cultura de Ponta Grossa, bloco B do Campus Central e Central de Salas de Aula do Campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Conforme aponta a pedagoga Rosana Ribas, pesquisadora no campo dos estudos surdos, estudos culturais, educação inclusiva e coordenadora do evento, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não se constitui apenas de gestos, mímicas. Rosana, que iniciou cursos sobre educação bilíngue em Ponta Grossa entre 1993 e 1994, conta que o Movimento Setembro Azul em Ponta Grossa é resultado de discussões e mobilizações em defesa do Instituto Nacional de Educação que começaram em março desse ano.

“A comunidade surda posicionou-se com repúdio pela opressão e discriminação sofrida pelos delegados surdos e ouvintes que foram na Conferência Nacional de Educação defender propostas para educação bilíngue para surdos”, relata. a pedagoga. Rosana explica que as escolas de surdos de todo o país estão ameaçadas pela imposição de um modelo único e homogêneo de educação, denominada ‘Escola Inclusiva’. Em Ponta Grossa, desde 2006, a Escola Municipal para Surdos Elizete Delgobo deixou de existir.

O também organizador do Setembro Azul, Érico Machado, assegura que os processos de inclusão educacional devem garantir para o estudante surdo, desde o mais cedo possível, a escola bilíngue e que a verdadeira inclusão de surdos na sociedade inicia-se no respeito à sua diferença linguística e cultural.

“Os projetos educacionais desenvolvidos nas escolas são pensados na lógica de ouvir e falar; que são mascaramentos da qualidade do processo de ensino e aprendizagem aos estudantes surdos. Defendemos políticas linguísticas da Libras, cujo reconhecimento seja valorizado e equiparado aos status e padrões das línguas escritas e faladas”.

O ‘Setembro Azul’ é organizado pelo Departamento/Colegiado de Pedagogia da UEPG, Bando da Leitura, Associação de Surdos de Ponta Grossa, Centro Acadêmico de Pedagogia e Diretório Central dos Estudantes da UEPG, Grupo Cultural Los Akdemikus e tem o apoio da Agência de Jornalismo.

Programação

Dia 27 (terça), 18 hs: Mostra de vídeos e performance em língua brasileira de sinais
Local: hall de entrada do bloco B do Campus Central-UEPG
Dia 28 (quarta), 18hs: Mostra de vídeos e performance em língua brasileira de sinais