Setembro em Dança tem atividades artísticas durante todo o mês

O Projeto Setembro em Dança, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa, teve início na última quinta-feira, 1º. Na abertura, a Companhia Ballet de Londrina encantou o público que foi ao Cine Teatro Ópera com o espetáculo ‘Sagração de Primavera’.

Neste domingo, 04, o projeto teve continuidade com apresentações de grupos de dança no Shopping Antártica, no centro da cidade. Capoeira, dança gaúcha, free style e street dance estiveram representados, arrancando aplausos do público presente – cerca de 50 pessoas.

Dois grupos de street dance na Escola Gênesis se exibiram na tarde do domingo, composto por crianças e adolescentes. A professora de dança da escola, Erica Garcia da Silva, conta que os alunos adoram as apresentações. “Sempre tento trazer às crianças públicos diferentes, sensações diferentes. Elas se sentem realizadas”, explica.

Por outro lado, os 12 casais do Grupo de Dança Gaúcha Herança Pampeana – da Associação Recreativa Homens do Trabalho -, já estão acostumados às apresentações. “Mas mesmo a gente se exibindo todo final de semana, a cada apresentação é uma nova emoção”, revela Jean Carlo Ribas. Fabíola Regiane Pinheiro revela que ensaiam e se exibem toda semana “porque gostamos muito de dança gaúcha”. “Alguns dos integrantes são gaúchos ou têm ligações com o Rio Grande do Sul, mas a maioria participa porque gosta mesmo”, conta Leando Correia Lima.

O Grupo Muzenza de Ponta Grossa apresentou capoeira e maculelê (dança com bastões de madeira e facas). Segundo Mestre Polaco, a intenção do Muzenza é mostrar o trabalho feito por eles. “Queremos que as pessoas conheçam nossa cultura, a capoeira e suas variações”, explica.

Reportagem de Eduardo Godoy

Nenhum comentário