O Sexta às Seis encerrou a temporada 2019 no dia 25, no Parque Ambiental. A banda local Chamaduke e a banda Nomade Orquestra, da região do ABC Paulista, se apresentaram na última edição. Neste ano a Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa procurou valorizar bandas locais de diversos estilos musicais, como rock, indie, rap, reggae, entre outros.
A banda Chamaduke foi a primeira a subir ao palco no início da noite. No estilo musical rock gaúcho, o grupo apresentou dez músicas, sendo duas delas autorais: “Pela janela” e “Fique bem”, feitas para participar do projeto. Hélio Trazzi Júnior, vocalista da banda, relata que desde o início sempre acompanhou o projeto Sexta às Seis. “Faz uns 10 anos que a gente está teimando aí. Há uns dez anos a gente vinha aqui assistir e a gente teve essa oportunidade de participar hoje. Para nós é uma energia contagiante e a gratificação é o melhor preço”.
O principal show da noite foi guiado pela banda Nomade Orquestra. Fundada em 2012, a banda instrumental já gravou três álbuns e possui um estilo musical com misturas de funk, rock, jazz, indie, entre outros. Em agosto foi a primeira vez que a banda esteve na cidade e para Guilherme Nakata, baterista, a expectativa é reencontrar o público já conhecido pelo grupo e cativar um novo público. “Segunda vez aqui na cidade. O primeiro show foi bem quente, então a gente espera reencontrar as pessoas que estavam lá e conhecer novas pessoas que estão abertas em ouvir nossa música”.
Marcos Mauricio, tecladista da banda, relata a importância que um projeto cultural aberto ao público em espaços públicos como o Sexta às Seis tem para a sociedade. “Não tem lugar melhor que uma praça pública para ser acessível, então isso que acontece na sexta-feira é uma coisa muita construtiva para a sociedade. Cultura é importantíssima”.
A Fundação de Cultura prioriza as bandas locais e com autorias próprias para participar do Sexta às Seis. Amelu Clarindo Nunes, professora de dança, com a filha de um ano, acompanhou a apresentação das bandas nesta última edição. Ela comenta que neste ano foram várias apresentações autorais e de novas bandas. “Um panorama que eu tiro é mais no quesito de novidades que a cidade está trazendo com relação às bandas novas, eu acho que está surgindo muita gente legal, muita banda boa, muita banda nova e essa possibilidade de estar com o público e principalmente com produção autoral”.
Na temporada de 2019, o projeto Sexta às Seis contou com 22 shows de diversos estilos distribuídos em 11 edições ao longo ano. O orçamento para o projeto neste ano foi de 26,4 mil reais, e cada banda recebeu um cachê de 1200 reais. As bandas locais apresentaram diversas músicas autorais e outras duas bandas de fora da região também participaram do projeto: a banda Stolen Byrds, que se apresentou no dia mundial do rock, e a banda Nomade Orquestra no encerramento.
Nenhum comentário