A exposição “Generosidade e Expressão”, de Sidney Mariano e Pedro Henrique Fernandes Widelski, está disponível no formato on-line na sala digital João Pilarski da Fundação Municipal de Cultural de Ponta Grossa. A mostra faz parte da 35ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei – O mundo muda o tempo todo. Ao todo são 42 obras em quadros e papel com técnicas de pintura acrílica, colagem, caneta esferográfica e lápis de cor.
Os quadros de Sidney Mariano retratam a vida no campo, plantações, flores, moradores dos campos e a arte abstrata. A obra “Manhã” ressalta essas características. O quadro feito com colagem mostra casas simples de campo de cor branco. Ao centro, a araucária, árvore nativa do Paraná, está iluminada pelo nascer do sol com céu em tons de alaranjado, amarelo e roxo.
O quadro “Hortênsias” em acrílico sobre tela de Sidney mostra a leveza do artista ao usar o pincel. O jarro de flores de hortênsias mostra as pequenas pétalas com tons de branco mesclando com o azul até ficarem em tons mais escuros. O azul e branco predominam no fundo do quadro.
Sidney Mariano, natural de Ponta Grossa, nasceu em 29 de janeiro de 1944. Desde os seus 12 anos pintava e desenhava. Foi aluno do Conservatório Musical Maestro Cyrillo Ferreira onde lecionou por 11 anos. Deu aulas de pintura na PROEX por 17 anos e, no ano de 78, passou a trabalhar com colagem a pedido do diretor da época do Hotel Vila Velha. Suas exposições também passaram por Curitiba, Maringá, Camboriú e Florianópolis. Suas obras foram vendidas para o exterior: Jerusalém, Estados Unidos, Panamá, Finlândia, República da Tchecoslováquia, Grã Bretanha, San Francisco, Japão e Suíça. Atualmente continua produzindo quadros e lecionando pinturas em seu ateliê. Devido a pandemia as aulas não são realizadas presencialmente.
Já as obras de Pedro Henrique marcam toda a imaginação de uma criança. Os dragões predominam em suas pinturas. A admiração por personagens vilões e super-heróis também fazem parte da exposição. Suas pinturas são capazes de impressionar muitas pessoas, inclusive aquelas que duvidam da capacidade artística de crianças, é o caso do quadro nomeado “Céu”. O Acrílico sobre madeira tem várias tonalidades de azuis e mostram um céu perfeito de verão.
Pedro Henrique Fernandes Widelski – também ponta-grossense, tem oito anos. Interessado nas artes visuais desde muito cedo, acompanha os trabalhos de seu pai Ricardo Widelski, artista plástico, e sua mãe Elaine Cristina que dão apoio a suas produções.
Nenhum comentário