“Suave na Nave” – Mandau lança segundo CD em Ponta Grossa

Sábado à noite. O Empório, um dos mais tradicionais locais de shows de Ponta Grossa, está lotado. A atração da noite vem de São Paulo, mas já é uma velha conhecida do público da cidade. Trata-se da Banda Mandau, que há três anos faz este caminho de idas e voltas entre a capital paulista e a princesa dos campos.

Porém, a apresentação desta noite é especial. Ponta Grossa é o local onde a banda escolheu lançar o CD Suave na Nave. A escolha do local de lançamento do segundo álbum da Mandau aconteceu por causa do prestígio que eles têm na cidade. O baixista da Banda Felipe Lelis acredita que a volta para casa é muito especial: “É uma honra poder tocar para os amigos e para o pessoal que acompanhou o nascimento da banda”.

O público está na expectativa para escutar canções clássicas no repertório da banda como Parede, Invés e Vou Nadar na Lagoa Dourada. Mas também sabe que no repertório virão canções novas e músicas cover. Em São Paulo, a banda tem sobrevivido com este repertório misto de composições e covers.

Fora de Ponta Grossa, a Mandau também já conquistou fãs. Tanto que alguns vieram de São Paulo para acompanhar o show de lançamento do “Suave na Nave”. “O que mais impressiona na banda Mandau é a diversidade, mistura de ritmos e o talento”, conta Flavio Dias Mota, que veio para Ponta Grossa ver o show da Mandau.

Amigos de PG também foram conferir o show da Mandau. Carlos Alexandre Barbosa acredita que é um orgulho ver um músico da cidade conquistando espaço fora do estado: “ver os caras batalhando é ótimo. Ainda mais para quem acompanha o trabalho deles desde o começo. Gosto da música da Lagoa Dourada”.

O novo CD

A inspiração do nome do novo CD da Mandau veio de uma gíria utilizada em São Paulo. Segundo o vocalista Scilas de Oliveira, a expressão pegou tanto entre os integrantes da banda que foi criada uma música. “Suave na Nave significa algo como estou tranquilo, sossegado”, explica.

O novo CD traz uma linguagem mais jovem e inclui elementos de música pop, além dos outros presentes no primeiro CD como o Black, soul e rock. Mas então a Mandau ficou comercial? Scilas garante que não. “Há músicos que se vendem totalmente para conseguir sucesso. A gente não fez isto. O objetivo da Mandau é crescer e criar letras que acrescentem algo na vida das pessoas.”, diz Scilas.

Uma das novidades do novo CD é a inclusão da música Um Girassol da Cor do Seu Cabelo de Lô Borges e que já foi regravada por Ira! e Nenhum de Nós. Fabrício Cunha diz que a música vai ter elementos de Rock e em breve será tocada em shows. “Estamos só ajustando alguns detalhes em relação ao ECAD e daí vamos mostrar nas nossas apresentações”, conta.

Mesmo sem esta música, o show da Mandau deixou o público satisfeito. Quem acessa o Cultura Plural pode conferir algumas destas músicas nos vídeos ao lado.

Reportagem por Edgard Matsuki e Nicoly França

Nenhum comentário