Terceira noite do Fenata provoca reflexões sobre questões raciais

Produzido pela Companhia Transitória, de Curitiba, a peça “Macumba: Uma Gira sobre Poder” trouxe ao Festival Nacional de Teatro, na noite de ontem (10), provocações para o público ao tratar de questões raciais voltadas ao negro. Para quebrar tabus e preconceitos, de acordo com Thiago Inácio, ator e produtor, o espetáculo utilizou de uma grande característica do teatro negro: não separar o teatro da música e da dança. Os atores, utilizando as próprias vivências em suas peles e os preconceitos que sofrem, buscaram promover uma reflexão através da linguagem autoral do teatro negro.

“Realizamos um trabalho bem fundamentado nos estudos sobre a temática da negritude. As pesquisas foram feitas desde 2014 e só em 2016 o espetáculo estreou”, afirma Thiago.

A peça tratou sobre a mulher e o homem negro e seu posicionamento na sociedade. “Quando somos contemplados a participar de um festival da magnitude do Fenata, trazemos toda a potência da mensagem que esse espetáculo traz, sua importância e sua necessidade”, observa Thiago Inácio.

A professora de Artes Visuais, Jéssyka Fipke, que foi prestigiar a apresentação, relata que acompanha o Fenata anualmente e que é de suma importância fomentar um debate sobre a questão negra, para que seja promovida a conscientização sobre o tema. “Pelo que vejo, os professores trouxeram os alunos. Eu acho muito bacana, pois amplia bastante as discussões em sala de aula sobre o posicionamento do negro, e a peça contribui para a formação desses debates”, relata Jéssyka.

As estudantes do Colégio Regente Feijó, Maria Eduarda (18) e Tiffani Blum (19), estavam assistindo ao espetáculo e acharam muito importante as aulas serem direcionadas ao teatro, pois a peça, de acordo com as alunas, contribui para refletir sobre o preconceito racial que há na sociedade.

A apresentação aconteceu no Cine Tetro Ópera e iniciou por volta das 21h30. O atraso foi provocado por problemas de iluminação causados pela chuva. Ao final do espetáculo, o grupo destacou as falhas técnicas de som e iluminação, que trouxeram prejuízos ao grupo em uma mostra competitiva.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário