O Theatro São João tem mais de 130 anos e foi construído a partir de uma iniciativa da Associação Literária. O projeto contou com uma mistura de estilos: o palco é Italiano, a platéia Elizabetano e a frente, Neoclássico.
Em 1880, Dom Pedro II visitou a cidade da Lapa e ocupou um dos camarotes do Theatro. Na época, o local não possuía cadeiras. Estas eram trazidas pelos escravos para seus senhores durante o dia.
Parte do acervo da Associação Literária está disposto em uma sala no Foieux do próprio Theatro. No saguão do Theatro, há um boneco que está em uma cúpula de vidro e pertenceu ao senhor Naby Paraná, que foi diretor do Theatro durante muitos anos. Naby e sua futura esposa resolveram criar um boneco chamado Simão, com o intuito de alegrar hospitais e escolas. Com a morte de Naby, o boneco Simão ficou no Theatro.
O Theatro já serviu como enfermaria na época do Cerco. Havia também um poço embaixo do palco para melhorar a acústica do local. Quando não dava tempo de enterrar alguns mortos, os corpos eram jogados no próprio poço. Hoje em dia, o poço encontra-se lacrado.
O Theatro São João disponibiliza a população peças de teatro, apresentações de música, dança e poesia. Além de atrair os moradores lapeanos, os turistas se encantam com a beleza da arquitetura do lugar.
Reportagem de: Nicoly França
Nenhum comentário