UATI apresenta peça cômica no Festival de Teatro e Circo

Por Scarlet Rodrigues e Giulia Savi

Com a comédia “O Velório”, o grupo de teatro da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) foi a sexta companhia de teatro a se apresentar no 8° Festival de Teatro e Circo em Festa de Ponta Grossa, realizado pela Fundação Municipal de Cultura e pelo SESC. A peça encenada no auditório ‘B’ do Cine-Teatro Ópera proporcionou aos atores a interação com o público durante os 50 minutos de apresentação.

Maria da Conceição, conhecida pelo nome artístico Netinha de Figueiredo, é a aluna mais velha da UATI, com 88 anos. Há 15 anos na Universidade Aberta à Terceira Idade, Netinha conta o porquê da paixão pelo teatro: “das várias disciplinas ofertadas pela universidade, o teatro foi a minha paixão. Tenho 88 anos, mas desde os três sou atriz, sempre gostei de encenar”. A intérprete de Amélia também revela que a peça foi ensaiada, no máximo, cinco vezes antes da apresentação.

Prestigiando o marido que encenava “O Velório”, Maria Luci de Souza, também aluna da UATI, diz que não esperava um resultado tão positivo da peça: “meu marido interpreta o melhor amigo de Felisberto, o homem que acaba de morrer, vi todos os ensaios e as dificuldades que os atores tinham e não esperava que o produto final fosse tão satisfatório”.

“O Velório” foi campeão no FENATA de 2015, mas Roberto Siemieniaco, coordenador da peça, decidiu fazer algumas alterações para a apresentação no Festival de Teatro e Circo em Festa. “O que eu fiz foi incluir alguns personagens, como o melhor amigo do defunto, mais uma viúva e as enfermeiras. Também quis dar meu toque na peça inserindo algumas piadas internas das nossas aulas na UATI e inserir o uso do palavreado, que é algo que o público não espera de alguém da terceira idade”, diz. Ele explica que as alterações foram feitas para incluir todos os alunos na peça.

A peça se passava durante o velório cômico de ‘Felisbert da Silva’, o personagem havia deixado nove viúvas, que se encontraram durante o velório do marido, buscando uma solução para os conflitos apresentados na apresentação, como a divisão de bens. A interação entre os atores e o público é o grande diferencial da peça dos alunos da UATI.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário