A Exposição do Belo, promovida pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (Nupepes), acontece nos dias 27 e 28, no Hall do bloco C no campus central da UEPG, e traz as tradicionais Ikebanas.
A comunidade japonesa representada pela Fundação Mokiti Okada em parceria com o Nupepes mostra o trabalho artístico chamado de Ikebanas que são arranjos florais com galhos e ramos naturais em uma composição que lhes evidencie a beleza com o objetivo de levar alegria, paz e harmonia para o ambiente que estão. Dia 23 foi o dia nacional dessa forma de arte milenar.
Érico Ribas Machado, professor do departamento de Educação e Coordenador do Nupepes, ressaltou a importância de levar a cultura japonesa para a Universidade. “Permite que acadêmicos, professores e funcionários tenham contato com essa expressão artística considerada de alto nível como o Ikebana”. Machado ainda diz que a importância do Nupepes é trabalhar com diferentes grupos e dar espaço para suas expressões. “Um dos trabalhos do Nupepes é motivar expressões culturais de grupos sociais da cidade com atividades de animação sociocultural.”
Marisa Kawamura, participante da Igreja Messiânica onde a Fundação Mokiti Okada embasa seus trabalhos, estava distribuindo arranjos para os interessados. “É uma forma de ressaltar o belo através das flores”. Para Alison Melo as flores embelezavam o ambiente. “Esse é um trabalho que deixa a gente com a sensação melhor, com um tom agradável e que ajuda a embelezar o ambiente com as flores”.
Nenhum comentário