Um ‘Circo de Coisas’ encantador

O circo encanta, traz magia e faz os olhos brilharem. E imagina então quando se leva este mundo fantástico às crianças de uma forma diferente: com produtos e personagens reciclados. Essa é a proposta de Danilo Furlan, de Maringá – norte do Paraná, que traz para Ponta Grossa a peça O Fabuloso Circo de Coisas. A contação de histórias acontece dentro da Semana Literária & Feira do Livro do SESC, que começou hoje, 12, e segue até quarta-feira, 14.

“Nessa história eu tento mostrar que dá pra brincar com objetos simples e tento resgatar a magia do circo”, conta Danilo. A trama infantil abusa da imaginação ao usar garfos plásticos, panelas, tampas de garrafas e inúmeros objetos que, bem manuseados, se transformam no cenário e nos personagens de um circo, criado por um pai de família simples para mostrar para o filho o quanto ele o ama. “O lúdico, como o circo e as histórias, é sempre um incentivo para as crianças buscarem novas aventuras nos livros”, relata o contador da história.

É o que acontece, por exemplo, com os personagens Nhô Berlamino e Nhá Gabriela, a famosa dupla caipira paranaense que passou muito tempo pela lona e que aparece também na história de Danilo Furlan. “Depois das crianças verem aqui, elas perguntam para os professores, que passam outras informações sobre a dupla”, fala Furlan.

A pedagoga da Escola Municipal Adelino Machado de Oliveira – que levou mais de 100 crianças na segunda sessão de segunda-feira, Cleuci Martins, conta que a peça consegue levar objetos do cotidiano da criança para debaixo da lona. “As crianças se identificam, além de ser um ótimo espaço de socialização e interação”, explica a pedagoga. “Estamos tendo um ótimo retorno das escolas municipais com a contação de histórias. Eles estão lotando todas as sessões”, revela a coordenadora do setor de Desenvolvimento Artístico-Cultural do SESC, Lilian Podguski.

A contação de histórias acontece no Espaço Cultural Chic-Chic – a lona de circo do SESC-Ponta Grossa, até a quarta-feira (confira os horários ao lado). Para mais informações sobre a Semana Literária & Feira do Livro e agendamento para oficinas e contação de histórias, confira na nossa Agenda Cultural, ou pelo telefone (42) 3224-7271.

Reportagem por Eduardo Godoy

Nenhum comentário