#Vem Vestiba discute obras do vestibular de verão da UEPG

No último sábado (16), às 14 horas, aconteceu o #Vem Vestiba, projeto promovido pela Biblioteca Pública Professor Bruno Enei para debater as cinco obras que serão avaliadas no vestibular de verão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) deste ano. O evento faz parte do Conecta Biblioteca que tem o objetivo de usar o espaço da biblioteca para diferentes atividades.

Os encontros iniciaram dia 9 de novembro com a discussão do livro “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, e os principais gêneros textuais cobrados no vestibular. No dia 16 foram debatidas as obras “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “Toda Poesia”, de Paulo Leminski. No último encontro, dia 23, serão discutidas as obras “Quarto de Despejo: O diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, e “Obra Completa”, de Murilo Rubião.

Para a discussão de Paulo Leminski, o escritor Kebler Bordinhão foi convidado. Ele já havia participado do #Vem Vestiba de inverno e retornou para o #Vem Vestiba de verão. Sobre Paulo Leminski, Kebler destacou a importância de “Toda Poesia” estar entre os livros escolhidos para o vestibular. “Não dá para dizer que é um panorama da obra de Paulo Leminski porque é toda a obra dele. É importante entrar porque quebra um paradigma de que a poesia é inalcançável”, explica.

A estagiaria da biblioteca, Camila Ienke, debateu a obra “Vidas secas”. Em um dos encontros é possível saber o resumo do livro, os personagens e questões que já caíram sobre o assunto em outras universidades e na UEPG. Segundo Camila, por ser um evento gratuito, qualquer um pode participar, mas é destinado a estudantes que têm interesse em saber sobre as obras e não têm condições de pagar um cursinho. “Nós nos empenhamos muito, estudamos as obras para passar para eles. Se tivesse na minha época de vestibulanda, eu com certeza viria”, comenta.

A estagiaria da biblioteca, Letiellen Teixeira Bueno, responsável por um dos encontros, disse que os participantes vêm diminuindo, mas que os empréstimos de livros estão aumentando. “Está tendo muita saída dos livros. Agora a biblioteca está com as redes sociais ativas e depois que foi anunciado que tínhamos disponíveis os livros o pessoal começou a buscar”. Ao todo, são 30 exemplares disponíveis. Os livros com menos exemplares para empréstimo possuem aproximadamente cinco cópias. A obra com mais exemplares é “Toda Poesia”, de Paulo Leminski.

O vestibulando Jhonata Cristian Fagundes estava presente nos dois encontros do #Vem Vestiba. Ele emprestou a maioria das obras na biblioteca, pois prestará o vestibular para bacharelado em Química e considera que o #Vem Vestiba dá uma boa síntese do livro.

A intenção da biblioteca é continuar com o #Vem Vestiba em 2020, com duas edições anuais: uma para o vestibular de inverno da UEPG e outra para o vestibular de verão. Para emprestar as obras cobradas no vestibular é necessário fazer cadastro prévio na biblioteca. O horário de funcionamento é das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário