HISTÓRICO
O Curso de Ciências Contábeis foi estruturado conforme Resolução n.º 010/75 do dia 12 de novembro de 1975, autorizando seu funcionamento a partir de março de 1976, sendo que seu reconhecimento se deu pelo Decreto n.º 83.799 de 30.07.1979 e Parecer CFE n.º 831/79 de 07.06.1979.
Assim, o curso nasceu quando ocupava o cargo de Reitor o professor Odeni Villaca Mongruel e, para o cargo de Vice-Reitor, o professor Daniel Albach Tavares que foram nomeados em 1974, e seu reconhecimento se deu na terceira gestão que foi inaugurada no dia 28 de março de 1979, com a nomeação do professor Daniel Albach Tavares para o cargo de Reitor e do professor Waldir Silva Capote para o cargo de Vice-Reitor.
Durante a quinta gestão, sendo os dirigentes os professores João Lubczyk e Lauro Fanchin, respectivamente Reitor e Vice-Reitor da Instituição, nomeados pelo Decreto nº 106, de 19/03/1987, ocorreu a criação do Departamento de Contabilidade, de Administração e de Economia, constituídos pelos professores e disciplinas originalmente pertencentes ao Departamento de Economia e Administração, que se desdobraram em três unidades departamentais: Contabilidade, Administração de Empresas e Economia. A Resolução C.A. n.º 166/87 de 22/11/87 criou o Departamento de Contabilidade e sua instalação se deu a partir do dia 04.01.1988.
Desta forma, o Curso de Ciências Contábeis surgiu em um momento de grande importância para a Universidade Estadual de Ponta Grossa quando, após sua criação e regulamentação, ela buscou confirmar sua vocação de polo irradiador de conhecimento e de cultura da região Centro-Sul do Paraná, influenciando a sua comunidade desde o início dos anos 1960.
A região da cidade de Ponta Grossa, onde a Universidade tem sua sede, é reconhecida pela sua força econômica na agroindústria em especial no tratamento de soja e do trigo, bem como na pecuária leiteira e suína, sendo que o processo de industrialização aconteceu mais intensamente na cidade de no período entre 1975 e 2005 impulsionado pela boa infraestrutura de transporte, mão-de-obra qualificada e barata, com a presença marcante da UEPG.
Assim sendo, o curso de Ciências Contábeis pôde desde seu início contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região formando profissionais capacitados para atuar em diversas áreas das empresas instaladas, sejam elas de prestadoras de serviços, do agronegócio, de cooperativas em geral, ou de outras plantas industriais instaladas e que vêm se instalando na região
Na atualidade o curso, está alinhado com as diretivas da UEPG no que se refere à sua missão declarada que são:
A Universidade está comprometida com a educação integral do estudante, preparando-o para:
- Exercer profissões de nível superior;
- Praticar e desenvolver ciência;
- Valorizar as múltiplas formas de conhecimento e expressão, técnicas e científicas, artísticas e culturais;
- Exercer a cidadania;
- Refletir criticamente sobre a sociedade em que vive;
- Participar do esforço de superação das desigualdades sociais e regionais;
- Assumir o compromisso com a construção de uma sociedade socialmente justa, ambientalmente responsável, respeitadora da diversidade e livre de todas as formas de opressão ou discriminação de classe, gênero, etnia ou nacionalidade;
- Lutar pela universalização da cidadania e pela consolidação da democracia;
- Contribuir para a solidariedade nacional e internacional.
Para manter tal alinhamento, é preocupação constante do curso a atualização das disciplinas componentes do currículo pleno visando:
- a) Atualização técnica e científica;
- b) Abranger as temáticas socioambientais;
- c) Promover a prática do empreendedorismo e da inovação;
- d) Buscar a diversificação cultural do egresso;
- e) Incentivar o debate com ética sobre a realidade sociocultural.
Ainda dentro desta afinidade com as diretivas gerais da missão da UEPG, o curso estimula a pesquisa cientifica através de projetos que tratam de temas relevantes para a comunidade, desde questões socioambientais, éticas, financeiras, políticas públicas entre outras possibilidades.
A extensão é um importante gerador de integração do curso com a comunidade e tornou-se mais intensa com a curricularização da extensão. Na atualidade o curso tem tradição em desenvolver ações de apoio tributário à contribuintes bem como outros de apoio a entidades sem fins lucrativos, de educação sobre fundamentos básicos de finanças pessoais e familiares e de apoio a pequenos negócios.
Possui parcerias com a Receita Federal do Brasil e com o Observatório Social, havendo um grande potencial em firmar parcerias com outras entidades tais como SEBRAE, SESI, SENAC, escolas públicas e instituições do terceiro setor.
Esta forma de pensar e de atuar tem levado o curso a uma posição de destaque na UEPG, classificando-o entre os três maiores em alunos matriculados.
Visando aperfeiçoar-se e buscar contribuir mais com a comunidade, o curso tem listado em seu PDI metas que visam a melhora de seu desempenho através da autoavaliação, a proximidade com o aluno egresso, articulação com a CPA e integração dos acadêmicos no Colegiado de Curso.
Para os alunos que estejam cursando, o PDI tem como metas Criação de Eventos de extensão para nivelamento em conhecimentos básicos sobre contabilidade, implantação da aula inaugural para os ingressantes, implantação da semana pedagógica para professores e estimular as visitas técnicas.
Dentro desta visão de relacionamento com a comunidade, um dos objetivos é desenvolver atividades de atenção aos acadêmicos matriculados e aos egressos, como uma melhor preparação para o exame do Conselho Federal de Contabilidade que é obrigatório para os que pretendem seguir a carreira de Contadores e suas ramificações profissionais.
Assim, o curso de Ciências Contábeis insere-se plenamente na missão institucional e contribui efetivamente para o crescimento da Universidade e com a melhoria da comunidade abrangida por esta.