Histórico

A NOSSA HISTÓRIA

A criação e autorização de funcionamento do curso de Licenciatura em Educação Física, pelos Conselhos de Ensino Pesquisa e Extensão e Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa, aconteceram no ano de 1973. As justificavas utilizadas foram as seguintes: necessidade de atender à demanda existente; preencher um campo que era carente, à medida que existia uma falta de profissionais habilitados para ministrarem aulas nos colégios de Ponta Grossa e região; e, por fim, formar profissionais habilitados para dirigirem as equipes esportivas da cidade e da região, visto que a participação de Ponta Grossa no cenário esportivo Estadual e Nacional era significativa.
Após a tramitação junto aos Conselhos Superiores da Universidade, a proposta de criação do Curso recebeu aprovação por unanimidade, cabendo então ao Reitor Professor Álvaro Augusto da Cunha Rocha determinar o funcionamento do Curso de Licenciatura em Educação Física Masculino e o Curso de Licenciatura em Educação Física Feminino, a partir do ano de 1974.

O reconhecimento dos cursos aconteceu com o Decreto n. 82.413 de 16 de outubro de 1978, publicado no Diário Oficial da União, n. 16.716 de 17 de outubro do mesmo ano. Inicialmente os cursos foram instalados junto ao Departamento de Biologia do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde para posteriormente, em função de uma reestruturação departamental serem transferidos para o Departamento de Educação do Setor de Letras e Ciências Humanas, juntamente com os Cursos de Pedagogia e Serviço Social. Entretanto, com a criação do Departamento de Educação Física em 1987, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão entendeu por bem retorná-lo para o Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, por considerá-lo um curso com características afetas a esse Setor.

Todavia, a Universidade não possuía instalações próprias e nem apropriadas para atender ao seu funcionamento. As dependências inicialmente foram alugadas ou cedidas por clubes, quartéis, estabelecimentos de ensino ou por particulares, o que as vezes não se prestavam para o apropriado desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas.

Atualmente, após as dificuldades iniciais, o quadro é bastante distinto. As instalações físicas localizadas no Campus de Uvaranas – tais como piscina, pista de atletismo, ginásio de esportes, pavilhão didático, campo de futebol, biblioteca, salas de aula e laboratórios devidamente aparelhados – podem ser consideradas como uma das melhores do Estado do Paraná. Seu corpo docente é constituído por profissionais qualificados para o trabalho acadêmico, possibilitando uma formação adequada aos seus acadêmicos para o exercício condigno da profissão.

VÍDEO INSTITUCIONAL SOBRE OS 40 ANOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPG

A história dos 40 anos do curso é apresentada por meio de um vídeo produzido pelo professor Cláudio Jorge Guimarães (Departamento de Educação Física), editado pelo estúdio Cleon Costa e patrocinado pelo Posto Rio Branco (sócios proprietários Geraldo Fanchin e Fábio Fanchin). No vídeo que passa a fazer parte do acervo histórico do curso e da UEPG, os pioneiros (professores e alunos) deram depoimentos emocionantes sobre os primeiros passos, dificuldades e conquistas que marcaram a implantação do curso.

De acordo com os relatos apresentados, a criação do curso se impôs por força de lei, que obrigava a oferta da Educação Física em todos os graus de ensino. Criou-se então na UEPG a estrutura do Centro de Desportos e Recreação (CDR), órgão responsável pela disciplina de Prática Desportiva, obrigatória a todos os cursos da instituição. O coordenador do CDR na época, Nelson Pereira Jorge, conhecido como professor Tito, seria um dos idealizadores e fundadores do curso, convidando para auxiliá-lo nessa missão os professores Alfredo de Oliveira Gomes (coronel Gomes) e Valter Branzin.

Além da questão legal, existiam outras razões para a criação do curso. Entre elas atender à demanda por professores com formação superior; preencher uma área carente, devido à falta de profissionais habilitados para lecionar nos colégios e escolas de Ponta Grossa e região; e, por fim, formar profissionais capacitados para o comando técnico das equipes esportivas da cidade. Na época, a participação ponta-grossense no cenário esportivo estadual e nacional era significativa.

Nelson Pereira Jorge delegou aos professores Alfredo Oliveira Gomes e Valter Branzin a missão de buscar subsídios para a implantação do curso. Foi assim que eles colocaram a lendária nadadora brasileira Maria Lenk na história da Educação Física da UEPG. Entre outras instituições, eles visitaram a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No Rio, tiveram contato com Maria Lenk, que havia contribuído para a fundação da Escola Nacional de Educação Física, na década de 40. Ela abriu aos enviados da UEPG toda a documentação que dispunha, tendo significativa participação no projeto de criação do curso.

A criação e autorização de funcionamento do curso, pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e Conselho Universitário ocorreu em 1973. O primeiro reitor da UEPG, Alvaro Augusto Cunha Rocha, determinou sua implantação, em grau de licenciatura, com oferta de 50 vagas, sendo 25 para homens e 25 para mulheres, a partir de 1974. Caberia à gestão do reitor Odeni Vilaca Mongruel, tendo como vice-reitor o professor Daniel Albach Tavares, dotar o curso das condições para uma formação de qualidade.

Como a UEPG não possuía instalações esportivas, para atender às primeiras turmas foram locados espaços e estabelecidos convênios com diversas entidades, para a cessão de quadras, pistas, campos e piscinas. Os primeiros alunos relatam a maratona pela cidade, com aulas práticas de cada modalidade esportiva em locais diferentes, distantes e muitas vezes adaptados. Sacrifício que contribuiu para sua formação, a partir de uma visão da realidade dos esportes na cidade, carente de espaços próprios à prática esportiva.

O reconhecimento do curso ocorreu em 1978. Primeiro foi abrigado no Departamento de Biologia, no Setor de Ciências Biológicas e da Saúde. Posteriormente, passou para estrutura do Departamento de Educação, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, junto com os cursos de Pedagogia e Serviço Social. Em 1987, com a criação do Departamento de Educação Física, voltou ao Setor de Ciências Biológicas e da Saúde.

Atualmente oferta os cursos de bacharelado e licenciatura (integral e noturno) e licenciatura, modalidade a distância. As instalações estão localizadas no Campus de Uvaranas, contando com infraestrutura de piscina, pista de atletismo, ginásio de esportes, pavilhão didático, campo de futebol, biblioteca, salas de aula e laboratórios. O corpo docente é constituído de mestres e doutores qualificados para a pesquisa acadêmica e a formação adequada ao exercício ético e responsável da Educação Física.

Fonte: Site Oficial da UEPG. Disponível em:<UEPG Notícias | Educação Física presta homenagem a pioneiros do curso>.

Skip to content