O curso superior de História em Ponta Grossa foi gestado no final da década de 1940, dentro da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do município. E, iniciou as atividades em 1950, como o primeiro curso de História fora da capital do Estado, o curso da UFPR já havia sido criado em 1938.
A criação das faculdades (que deram origem às universidades estaduais) tem a sua origem na política regional, em Ponta Grossa, grupos políticos da elite local participaram desse processo. E, pelo Decreto Federal no 28.169, de 1º de junho de 1950 foi autorizado o funcionamento da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras.
“Artigo Único. É concedida autorização para funcionamento para os cursos de Letras Neo-Latinas, Matemática e Geografia e História, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, mantida pelo Govêrno do Estado, com sede em Ponta Grossa, no Estado do Paraná”.
A primeira turma do curso de Geografia e História tinha um corpo docente que atuava em todos os cursos da recém-criada faculdade e, contava com bacharéis em Direito, médicos, religiosos (padres), além de dois professores de História. Depois de formada a primeira turma, “dos 21 alunos que concluíram o curso de bacharelado em Geografia e História (1952), 19 fizeram o curso de Didática em 1953 e, desses, 6 ingressaram no corpo docente do curso, […]: Arithozina Moreira (bacharelado, 1952 – Didática, 1961), Eugênio Malanski (1953), Ismênia Pinheiro Machado (1953), Joselfredo Cercal de Oliveira (1953), Neusa de Castro Guimarães (1953), e Olavo Soares (1953)” (CARVALHO, 2010).
Nos anos seguintes, entre 1954 a 1965, mais 10 ex-alunos passaram a compor o corpo docente do curso: “Guízela Veleda Frey Holzmann (1954), Aída Mansani Lavalle (1957), Luiz Carlos Peixoto, Daniel Albach Tavares (1962), José Herley Stachowiak (1963), João Lubzick (1964), Maria Aparecida Cezar Gonçalves (1964), Hélcio de Oliveira Ladeira (1964), José Hyczy Fonseca (1965) e Hilda de Oliveira Ladeira (1965)” (CARVALHO, 2010).
Quanto ao primeiro currículo do curso, temos o seguinte:
Artigo 14º – O Curso de Geografia e História será de três anos e terá a seguinte seriação de disciplinas:
Primeira série
1 – Geografia física
2 – Geografia humana
3 – Antropologia
4 − História da antiguidade e da idade média
Segunda série
1 – Geografia física
2 – Geografia humana
3 – História moderna
4 – História do Brasil
5 – Etnografia
Terceira série
1 – Geografia do Brasil
2 − História contemporânea
3 − História do Brasil
4 – História da América
5 – Etnografia do Brasil […]
Secção XII
Do Curso de Didática
Artigo 20º – O Curso de Didática será de uma não e terá as seguintes
disciplinas:
1 – Didática geral
2 – Didática especial
3 – Psicologia educacional
4 – Administração escolar
5 – Fundamentos biológicos da educação
6 – Fundamentos sociológicos da educação […]
(Regimento Interno 1951. FACULDADE Estadual de
Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, 1951 (a), p. 5)
Esse curso inicial de Geografia e História foi alterado pela Lei nº 2.594, de 8/9/1955, que dispunha sobre o desdobramento dos Cursos de Geografia e História nas Faculdades de Filosofia. Mas o desdobramento em dois cursos só aconteceu na década de 1960 com LDBEN nº 4024/61. A última turma concluiu o curso em 1965. Inicialmente era um curso de bacharelado com duração de três anos, com a possibilidade de cursar mais um ano de Didática, para formação docente.
Em seguida, depois da criação de outros cursos no Paraná, temos uma legislação (CEE, 1963) para organização curricular, em 1963. O curso de História foi separado de Geografia e passou a ser um curso de licenciatura de quatro anos, com a seguinte grade curricular
1ª SÉRIE
1 – Antropologia Cultural
2 – Introdução à Filosofia
3 – Introdução ao Estudo da História
4 – História Antiga
5 – História Medieval
2ª SÉRIE
1 – Antropologia Cultural
2 – Etnografia do Brasil
3 – História do Brasil
4 – História Moderna
5 – Princípios da Sociologia
3ª SÉRIE
1 – História da América
2 – História do Brasil
3 – História Contemporânea
4 – Didática
5 – Psicologia da Educação
6 – Prática de Ensino
4ª SÉRIE
1 – História da América
2 – História Contemporânea
3 – História e Geografia do Paraná
4 – Elementos de Administração Escolar
5 – Prática de Ensino
A Lei Nº 5.540, de 28 de novembro de 1968 de Reforma Universitária, permitiu a criação da Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1969. E a terceira alteração curricular foi realizada após esse período, já na universidade e, contou com a seguinte grade para o curso de História:
1ª SÉRIE
História Antiga
Introdução aos Estudos Históricos
Antropologia Física
Português Instrumental
História da Civilização Ibérica
História da América I
Fundamentos da Educação
Fundamentos do Conhecimento Histórico
2ª SÉRIE
História Medieval
Teoria da História
Antropologia Cultural
História Demográfica
Psicologia da Educação
História da América II
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
História Social
3ª SÉRIE
História Contemporânea I
Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica I
História do Brasil I
História Moderna
Didática
História da América III
Metodologia e Prática de Ensino de História I
Realidade Brasileira Contemporânea
4ª SÉRIE
História Contemporânea II
Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica II
História do Brasil II
História do Paraná
História Econômica Geral
Metodologia e Prática de Ensino de História II
A presente alteração curricular, elaborada neste PPC é de número nove, entre 1950 e 1997 tivemos três currículos, com as grades de disciplinas apresentadas acima, os demais são posteriores. As alterações pós 1998 se devem especialmente às alterações na legislação educacional, a LDB 1996, Diretrizes para Formação de Professores da Educação Básica 2002, Inclusão da disciplina de LIBRAS em 2010 e, novamente Diretrizes para Formação de Professores da Educação Básica em 2015.
Ao longo dos mais de 70 anos de existência do curso é possível identificar concepções teóricas diferentes, posicionamentos políticos distintos, múltiplas concepções de educação e formação de professores de História entre os docentes do curso e que resultaram em projetos de curso diferentes, com diversas trajetórias.
O corpo docente permaneceu o mesmo até metade da década de 1980, quando novos professores foram contratados: Ivan Menegusso, Flamarion Laba da Costa (1983), Cirlei Francisca Gomes Carneiro (1984), Carmencita de Holleben Mello Ditzel (1986), Edson Armando Silva (1987), Niltonci Batista Chaves (1988), Marco Aurélio Monteiro Pereira, Marcia Dropa, Claudio Jorge Guimarães, Carlos Alberto Maio (1989), Rozângela Wosiak Zulian, Myriam Janet Schaccelli, Maura Regina Petruski, Roberto Edgar Lamb, José Augusto Leandro, José Roberto Vasconcellos Galdino Maria Augusta Pereira Jorge, Christiane Marques Szesz (1991), Claudio Denipoti (1999). Entre os professores do curso, que eram do DEMET, estavam também Teresa Jussara Luporini (1984), Rosana Nadal Moura (1986), Luis Fernando Cerri (1995), Silvana Maura Batista de Carvalho (1995).
Essa configuração se modificou bastante nos últimos anos, com mudanças de professores de Departamento, alguns migraram para o curso de Turismo, os professores de estágio do DEMET migraram para o DEHIS. Além disso, tivemos várias aposentadorias, transferência e novas contratações. As últimas contratações são, Andrea Paula (pediu exoneração) e Rosângela Silva Petuba (2002), Angela Ribeiro Ferreira, Janaína de Paula do Espírito Santo, Elizabeth Johansen (2006), Alessandra Isabel Carvalho, Erivan Cassiano Karvat, Antonio Paulo Benatte, Marco Antonio Stancik, Helena Muller (2010), Robson Laverdi (2013), Paulo Eduardo Dias de Mello (2014), Georgiane Garabely Heil (2018).
Ao longo dos anos tivemos inúmeros professores colaboradores que tornaram possível a manutenção do curso.