Departamento de Matemática e Estatística e Programa de Pós-Graduação em Ciências-Física recebem professor da Universidade de Valladolid, Espanha.

No período de 2 a 12 de setembro próximos, o Departamento de Matemática e Estatística (DEMAT) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências-Física (PPG em Ciências-Física) receberão o Prof. Dr. Manuel Gadella, professor emérito do Departamento de Física Teórica, Atómica y Óptica e do Instituto de Investigación en Matemáticas da Universidade de Valladolid, na Espanha, para uma visita de colaboração científica.

O Prof. Gadella:

O Prof. Gadella é um dos mais renomados pesquisadores internacionais na área de Física Matemática, tendo feito contribuições importantes em vários assuntos da área ao longo de sua carreira. Como exemplo, contribuiu significativamente para uma formulação matematicamente rigorosa para o formalismo de Dirac na mecânica quântica, baseada em espaços de Hilbert equipados (RHS – rigged Hilbet spaces). Também fez importantes contribuições para o estudo de estados de Gamow, interações de contato, efeito Casimir, funções especiais, grupos e álgebras de Lie, extensões autoadjuntas de operadores simétricos, dentre vários outros tópicos. O Prof. Gadella é autor de livros técnicos sobre métodos matemáticos em mecânica quântica, mecânica estatística, ciências e engenharia, e possui colaborações científicas com pesquisadores de várias instituições do mundo, da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.

Prof. Manuel Gadella

Colaboração Científica com a UEPG:

Em 2019 o Prof. José Tadeu Lunardi, do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG, iniciou um trabalho de edição, em conjunto com o Prof. Gadella e com o Prof. Luiz Manzoni (Department of Physics, Concordia College, Estados Unidos) de um volume especial sobre interações de contato em mecânica quântica para o periódico científico Frontiers in Physics. Esse volume especial contou com a participação de alguns dos principais pesquisadores do mundo no assunto, e foi publicado também como e-book pela Frontiers in Physics em 2021. Atualmente, o site desse volume especial possui mais de 36 mil visitas e quase 5 mil downloads de seus 16 artigos, que contam, em conjunto, com mais de 70 citações em periódicos científicos especializados internacionais.

No final de 2022 o Prof. Tadeu visitou o grupo de pesquisas do Prof. Gadella em duas ocasiões, em Roma e em Valladolid. Nessas visitas foram discutidas colaborações científicas com o Prof. Gadella e seu grupo, em problemas de pesquisa envolvendo tópicos da teoria e de aplicações de interações singulares em mecânica quântica, bem como sobre a possibilidade de aplicações do formalismo dos espaços de Hilbert equipados (RHS) à formulação distribucional para interações singulares em mecânica quântica, proposta pelo Prof Tadeu e colaboradores. Com a presente visita do Prof. Gadella à UEPG pretende-se dar continuidade e impulso a essa colaboração, além de potencialmente estendê-la a outros pesquisadores da área de Física Matemática e áreas correlatas na instituição.

Atividades programadas durante o período da visita

Durante a visita do Prof. Gadella estão programados dois eventos abertos ao público. O primeiro será a realização de um simpósio de pesquisa, intitulado Symposium on Mathematical Problems in Quantum Mechanics, durante a manhã e tarde do dia 4 de setembro, na sala 9 do Centro Integrar (ex-PDE), onde o Prof. Gadella e outros pesquisadores do DEMAT e PPG em Ciências-Física apresentarão e discutirão em conjunto seus interesses de pesquisa relacionados a problemas matemáticos na mecânica quântica e outros temas correlatos. Maiores informações sobre o simpósio podem ser encontradas aqui.

O segundo evento aberto ao público será um seminário regular no PPG em Ciências-Física, na tarde do dia 6 de setembro, intitulado Gelfand Triplets, Lie Algebras and Quantum Mechanics. Maiores informações sobre o seminário podem ser encontradas aqui.

Além desses eventos públicos, o Prof Gadella participará de reuniões de colaboração científica com pesquisadores do DEMAT e do PPG em Ciências-Física.

A visita do Prof. Gadella dará uma importante contribuição para o estabelecimento e consolidação de parcerias internacionais envolvendo a UEPG na área de pesquisas em Física Matemática.