A 6ª edição do Simpósio Integrado de Matemática - SIGMAT ocorrerá no período de 19/06 a 23/06 de 2023 nas dependências do Centro Integrar (Bloco PDE). A promoção é dos colegiados dos cursos de Licenciatura em Matemática presencial (COLLICMAT) e a distância (COLMATUAB), de Bacharelado em Matemática Aplicada (COLMAP) e do PROFMAT - UEPG.
O evento será centrado na discussão da produção do conhecimento nas áreas de Matemática e Educação Matemática e na troca de saberes entre acadêmicos, professores e pesquisadores. Pretende-se estabelecer e fortalecer um evento de valorização do ensino e da pesquisa na graduação e pós-graduação e debater a respeito da formação profissional na área de Matemática.
Serão realizadas as seguintes atividades: palestras, minicursos, Comunicações Orais, Exposição Matemática e o IV Torneio de Derivadas da Cidade de Ponta Grossa.
Comissão Organizadora:
Professores do DEMAT - UEPG:
Scheila Valechenski Biehl (Coordenadora)
Ana Lucia Pereira
Deyse Márcia Pacheco Gebert
Elisangela dos Santos Meza
Jocemar de Quadros Chagas
José Trobia
Marciano Pereira
Marcos Teixeira Alves
Wanderley Aparecido Cerniauskas
Acadêmicos do curso de Matemática da UEPG:
Em definição
Data: 19/06
18h45: Recepção e Cerimônia de Abertura
19h: Palestra de Abertura: Tecnologia e Educação Inclusiva: Desvendando Novas Abordagens de Ensino e Aprendizagem - Local: Auditório do Centro Integrar (PDE)
Convidados: Profa. Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva (UTFPR-PG) e Prof. Dr. Albino Szesz Junior (UEPG)
Resumo: Nesta palestra aborda-se a temática tecnologia na educação, e especialmente no domínio da educação inclusiva, destacando as dificuldades da inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Ressalta-se a importância da apropriação tecnológica do professor para mediar o ensino, especialmente de alunos com deficiência. Discute-se sobre o termo acessibilidade, definindo o conceito e suas classificações. Por fim, apresenta-se alguns materiais adaptados, jogos e softwares para o ensino de matemática a alunos com deficiência.
20h15: Coffee-Break
20h45: Apresentação Cultural: Grupo de Teatro Dupla de Dois em "Quem fez o quê? (Vol 1)" - Local: Auditório do Centro Integrar (PDE)
Data: 20/06
19h: IV Torneio de Derivadas da Cidade de Ponta Grossa - Fase Eliminatória
20h15: Coffee-Break
20h45: Comunicações Orais
Data: 21/06
19h: Minicursos
20h15: Coffee-Break
20h45: Continuação dos Minicursos
Obs.: Cada participante deverá selecionar apenas um dos minicursos listados a seguir. As vagas são limitadas!
Minicurso 1: (40 vagas) Por que nos lembramos do passado, e não do futuro? Boltzmann, probabilidades condicionais e o sentido do tempo - Prof. José Tadeu Lunardi (DEMAT - UEPG) - Local: Centro Integrar (PDE)
Resumo: Por que nos lembramos do passado, e não do futuro? Por que nunca observamos uma filha nascer antes dos pais, ou uma nuvem de fumaça juntar-se espontaneamente no ar e voltar à boca de um fumante? Essas perguntas parecem ter uma resposta óbvia, baseada em nossa observação de que certas sucessões de eventos somente podem ocorrer em uma certa ordem temporal, e nunca na ordem inversa, pois isso equivaleria a inverter a ordem entre passado e futuro, ou a ordem entre causa e efeito. Se rodássemos um filme de trás para a frente, qualquer espectador perceberia que as cenas a que ele assiste estão sendo mostradas na ordem temporal invertida, pois, para ele, essas cenas parecem absurdas; para esse espectador, essas cenas parecem violar as leis da natureza. No entanto, do ponto de vista das leis mais fundamentais da física, todos esses acontecimentos reversos temporalmente seriam possíveis de ocorrer. Essa afirmação gera naturalmente a pergunta: “se são possíveis, então porque nunca são observados?” Esse é o famoso problema da "flecha do tempo”, ou do “sentido do tempo”, e é uma questão fundamental ainda sem uma resposta definitiva na ciência. Neste minicurso mostraremos como o austríaco Ludwig Boltzmann, no final do século XIX, começou a desvendar o mistério do sentido do tempo com a introdução de probabilidades condicionais na física.
Minicurso 2: (20 vagas) Aprenda a Elaborar Avaliações com LaTeX: Criação de Provas, Questões e Gabaritos - Prof. Carlos Eduardo Krassinski Soares (DEMAT - UEPG) - Local: Bloco L
Resumo: O objetivo do minicurso de LaTeX para elaboração de provas, questões e gabaritos é fornecer aos participantes as habilidades e conhecimentos necessários para criar e formatar documentos de avaliação de forma eficiente e profissional. Durante o curso, os participantes aprenderão a utilizar o LaTeX para criar documentos com aparência esteticamente agradável e fácil de ler, abordando tópicos como a estrutura básica de um documento em LaTeX, formatação de texto, inclusão de imagens e elaboração de fórmulas matemáticas. Além disso, os participantes aprenderão a criar diferentes tipos de questões, como questões de múltipla escolha, completar o espaço em branco, entre outras, bem como a criar gabaritos automaticamente. Ao final do curso, os participantes terão a capacidade de criar provas, questões e gabaritos em formato digital, facilitando o compartilhamento com alunos e colegas.
Minicurso 3: (40 vagas) Mentalidades Matemáticas: por uma matemática mais aberta, criativa e visual - Profa. Annaly Schewtschik - Local: Centro Integrar (PDE)
Resumo: Olhar para a matemática de modo a ver as diferentes possibilidades de desenvolvê-la em sala de aula, por meio de atividades mais abertas, criativas e visuais, tendo por fio condutor as Práticas de Mentalidades Matemáticas, é acreditar que todos são capazes de aprender matemática, em altos níveis. Aqui, nesse minicurso, vamos conhecer e vivenciar essas práticas, desenvolvendo uma mentalidade de crescimento em atividades de piso baixo e teto alto, além de quebrar alguns paradigmas em relação ao ensino da matemática.
Minicurso 4: (40 vagas) A Teoria da Aprendizagem Significativa na Geometria - Profa. Juliana de Fátima Holm Brim (DEMAT - UEPG) e Bianca Aparecida Holm de Oliveira (doutoranda UTFPR) - Local: Centro Integrar (PDE)
Resumo: A Geometria é um campo da matemática fundamental na percepção do mundo visual e suas representações. A aprendizagem da geometria está relacionada com a habilidade de visualização e construção através dos mais diversos materiais, como por exemplo o papel. Embora reconhecendo sua importância, muitas vezes a geometria é ensinada na educação básica através de metodologias tradicionais sendo baseadas basicamente em resolução de exercícios. Tais procedimentos podem conduzir a uma aprendizagem mecânica que se resume à memorização de fórmulas, aprendizagem de "véspera de prova" que é logo esquecida. Ao contrário da aprendizagem mecânica está a aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel em sua teoria da aprendizagem significativa e implementada no Brasil por Marco Antonio Moreira. Este minicurso tem o objetivo de apresentar aos acadêmicos de Licenciatura em Matemática, os futuros professores da disciplina, a Teoria da Aprendizagem Significativa e suas implicações no ensino da geometria e sugestões de atividades com diversos materiais que visam a promoção da aprendizagem significativa de conceitos da geometria para alunos da educação básica.
Data: 22/06
19h: IV Torneio de Derivadas da Cidade de Ponta Grossa - Fase Final
20h15: Coffee-Break
20h45: Comunicações Orais
Data: 23/06
19h: Palestra de Encerramento: Pensamento Computacional na Formação dos Professores de Física e Matemática: um novo design de ensino e aprendizagem - Local: Auditório do Centro Integrar (PDE)
Convidado: Prof. Me. Jeremias Ferreira da Costa (doutorando na UFPR)
Resumo: Clique aqui.
20h15: Coffee-Break
20h30: Exposição Matemática
21h30: Cerimônia de Encerramento e Premiações - Local: Auditório do Centro Integrar (PDE)
O VI SIGMAT - Simpósio Integrado de Matemática da UEPG acontecerá na semana de 19/06 a 23/06 de 2023 nas dependências do Centro Integrar - PDE e do Bloco L. As inscrições ocorrem no período de 19/05 a 19/06, sendo cobrada uma taxa de R$ 35,00 para custear o coffee-break. Utilize a chave Pix: 42998005848 (em nome de Scheila V. Biehl - Coordenadora do VI SIGMAT) para efetuar o pagamento da inscrição e anexe ao formulário abaixo, preenchendo-o com seus dados:
https://forms.gle/cgpfCe8F3794qLem8
Desejamos um excelente evento a todos!
A submissão de trabalhos foi prorrogada para 15/06/2023.
Leia atentamente as regras de submissão de trabalhos e anexe o arquivo no formulário próprio disponibilizado no item 6.
1 - Somente poderão ser submetidos trabalhos na forma de resumo expandido, que devem ser resultados de pesquisas (concluídas ou em andamento) ou de relatos de experiências dentro dos eixos temáticos do evento: Matemática, Ensino de Matemática e Probabilidade e Estatística.
2 - O resumo expandido deverá ser elaborado de acordo com as normas do Template (modelo) abaixo e conter de 3 a 6 páginas:
- Formatos Word e LaTeX: clique aqui e baixe o arquivo zipado: Templates - VI SIGMAT
3 - A modalidade de apresentação de todos os trabalhos é comunicação oral.
4 - O tempo máximo para cada apresentação será de dez (10) minutos e mais cinco (5) minutos para arguição, totalizando quinze (15) minutos.
5 - Cada inscrição dá direito a submissão de até 2 trabalhos, e o número máximo de autores por trabalho é cinco (5).
6 - Os trabalhos deverão ser submetidos no formato PDF no link: https://forms.gle/UvkiQdBoD73iJNrx9
7 - Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do SIGMAT e somente serão aceitos os resumos que estiverem de acordo com as normas detalhadas no Template.
8 - Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados por um dos autores no evento.
Datas importantes:
Submissão de trabalhos: 19/05 a 15/06.
Parecer Inicial dos Avaliadores: 19/05 a 17/06.
Reenvio com as correções: 19/05 a 19/06.
Divulgação dos trabalhos aceitos: 20/06.
ATENÇÃO: Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail: sigmat@uepg.br.
Prezados(as) autores(as),
a Comissão Organizadora do VI SIGMAT agradece pela submissão do seu trabalho. Clique aqui e visualize os trabalhos aceitos e o cronograma das apresentações.
Atenção: O cronograma das apresentações do dia 22/06 pode ser consultado clicando aqui.
Durante a realização do VI SIGMAT - Simpósio Integrado de Matemática da UEPG ocorrerá a Exposição Matemática. Esta atividade tem como objetivo principal a divulgação de temas da Matemática de maneira prática e lúdica. A ideia é que o grupo (de no máximo 4 participantes) apresente a temática selecionada utilizando, por exemplo, painéis explicativos (cartazes), materiais manipuláveis, experimentos e atividades interativas com o público de modo a enaltecer e a revelar a beleza da Matemática e de suas aplicações.
A Exposição Matemática acontecerá no dia 23/06 a partir das 19h no Centro Intregrar - PDE.
Para se inscrever, utilize uma das opções a seguir:
- Acadêmicos da 1ª série, turma NA, do curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, utilize este formulário: https://forms.gle/FGgC5Hm17P1q4whg9
- Acadêmicos da 1ª série, turma NB, do curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, utilize este formulário: https://forms.gle/XrVbw7mkYYVyGjFX6
- Público em geral, utilize o formulário: https://forms.gle/SXwrKBruVHFcFEbz7
Período de inscrição: 22/05 a 19/06.
O IV Torneio de Derivadas da cidade de Ponta Grossa consistirá em uma competição de resolução de derivadas de funções reais de uma variável real. Esse torneio visa incentivar o estudo das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral ofertadas nos cursos de graduação das universidades ou faculdades do município de Ponta Grossa - PR.
Para conhecer as regras do torneio, consulte o Regulamento.
Inscrição do IV Torneio de Derivadas da UEPG (gratuita): clique aqui.
Importante: Cada participante do Torneio receberá certificado de participação de 4h.
Período de Inscrições: 22/05/23 a 19/06/23.