Regulamento - 2023
O Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio do Curso de Licenciatura em Música e do projeto de extensão “Educanto: educação musical por meio do canto coral para crianças e jovens” divulga o regulamento para o XXIX Encontro de Coros Infantojuvenis da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPG).
1. CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVO
O XXIX Encontro de Coros Infantojuvenis da UEPG é uma ação educativa e cultural voltado para coros infantis, infantojuvenis e jovens da cidade de Ponta Grossa e região, com o objetivo geral de fomentar a prática do canto coral na região dos Campos Gerais, oportunizando espaços de convívio e trocas artísticas entre cantores, regentes, estudantes de música e público em geral.
2. DATA E LOCAL
O XXIX Encontro de Coros Infantojuvenis da UEPG será realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, às 19h30min., na Igreja Luterana Bom Pastor, situada à rua Dr. Francisco Burzio, 702 – Centro, Ponta Grossa – PR.
3. INSCRIÇÕES E SELEÇÃO DOS COROS
Serão aceitas inscrições de coros de escolas, conservatórios, igrejas, ONGs, entre outras, desde que se enquadrem nas seguintes categorias: a) coros infantis (até 8 anos, aproximadamente); b) coros infantojuvenis (entre 7 a 12 anos, aprox.); c) coros jovens (entre 13 a 25 anos, aprox.).
As inscrições dos coros devem ser feitas até o dia 20/10/2023, por meio do formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/TGkpkvNsp8eioyye6 . Os coros serão selecionados a partir dos seguintes critérios: a) preenchimento e envio do formulário de inscrição; b) ordem de inscrição.
Para cada noite de apresentações, serão recebidos 5 (cinco) coros da comunidade ponta-grossense e região. Caso o número de coros atinja rapidamente o número máximo de inscrições nas duas noites, a organização do evento poderá antecipar a data do encerramento das inscrições.
4. APRESENTAÇÕES
As apresentações dos coros selecionados serão distribuídas em duas noites, a saber:
a) Dia 22 de novembro, às 19h30min. se apresentarão os coros infantis e infantojuvenis;
b) Dia 23 de novembro, às 19h30min. se apresentarão os coros infantojuvenis e jovens.
Solicitamos aos diretores e regentes dos coros infantojuvenis que reservem os dois dias do evento, tendo em vista que o agendamento e a definição do dia exato de apresentação se fará no início de novembro.
Na primeira noite (22), os coros infantis e infantojuvenis serão recebidos pelo Coro Infantojuvenil Tons e Cores. Na segunda noite (23), os coros infantojuvenis e jovens terão como anfitrião o Coro Entre Tons. Os dois coros fazem parte do projeto de extensão Educanto da UEPG.
Cada coro poderá apresentar até 3 (três) canções, não ultrapassando o total de 15 (quinze) minutos, desde o momento de entrada até a saída do palco. O repertório a ser apresentado é livre, sob responsabilidade dos regentes e diretores dos coros.
Recomendamos que as canções interpretadas sejam acompanhadas por músicos instrumentistas. Não recomendamos o uso de playback. No entanto, seu uso não será proibido, desde que seja mencionado na ficha de inscrição.
Os instrumentos musicais, cabos, amplificadores de instrumentos são de responsabilidade dos coros. Nos dois dias serão disponibilizados pela organização do evento um piano acústico e um piano digital YAMAHA P-45. Não recomendamos muita amplificação, pois o encontro será numa igreja com uma das melhores condições acústicas da cidade. É de inteira responsabilidade dos responsáveis pelos coros o cuidado com os instrumentos e equipamentos eletrônicos que trouxerem ao encontro, eximindo a organização do evento de total culpa diante de avarias de qualquer sorte.
IMPORTANTE
a) A montagem dos equipamentos e instrumentos trazidos pelos coros será realizada entre às 17h e 18h. Não serão montados equipamentos e instrumentos após esse horário;
b) A entrada para o público é gratuita. O acesso será liberado a partir das 19h15min., pela porta principal;
c) Não será permitido que durante o intervalo entre uma música e outra, ou entre a saída de um coro e a entrada de outro, algum integrante do coro selecionado, seja cantor, regente ou diretor, faça uso da palavra para anúncios de qualquer ordem;
d) Ao final da noite do encontro, os regentes serão chamados à frente para os agradecimentos. Todos os cantores e regentes deverão permanecer até o final.
5. GRANDE CORO
Ao final de cada noite será apresentada uma música comum com a participação obrigatória e simultânea de todos os coros inscritos, no qual chamamos de Grande Coro. Para essa atividade, convidamos a maestrina Cristiane Alexandre (Curitiba-PR), regente do Papo Coral Infantojuvenil, professora e diretora da Paideia Escola de Música e coordenadora de canto coral infantojuvenil do Programa MusicaR da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Para a noite do dia 22 de novembro, a música a ser interpretada pelo Grande Coro será O Gaio da Roseira, de Hermeto Pascoal. A música selecionada para os coros da segunda noite, dia 23 de novembro, será De Magia, de Dança e Pés, de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Após a seleção dos coros participantes, serão enviadas as partituras aos regentes, juntamente com um arquivo MID com as guias de ensaio.
IMPORTANTE
a) Todos os regentes deverão ensaiar separadamente a música do Grande Coro com seus grupos em seus ensaios regulares;
b) Todos os grupos selecionados deverão participar desse momento no final da noite do encontro. Não haverá exceções;
c) Haverá um Ensaio Geral, das 18h30min. às 19h15min., no dia do concerto em que cada coro irá se apresentar. É obrigatória a participação e pontualidade dos cantores e regentes no ensaio geral.
d) O horário de chegada para o Ensaio Geral será até às 18h15.
6. PRAZOS
ATIVIDADE |
DATA |
Início da divulgação |
Até 27/09 |
Período de inscrição dos coros |
De 27/09 até 20/10 |
Envio das partituras e kits de ensaio |
Até 22/10 |
Primeira noite de apresentações |
22/11 |
Segunda noite de apresentações |
23/11 |
7. INFORMAÇÕES FINAIS
A fim de criarmos um banco de partituras do XXIX Encontro de Coros Infantojuvenis da UEPG, motivamos os diretores e regentes a nos disponibilizar as partituras das músicas que serão apresentadas para divulgarmos no site https://www2.uepg.br/educanto/ , a fim de que outros regentes e coros possam ter acesso.
Será formado um grupo de WhatsApp com os regentes e/ou responsáveis dos coros para que possamos otimizar os acertos do encontro.
Casos omissos a esse regulamento poderão ser tratados com a organização do XXIX Encontro de Coros Infantojuvenis da UEPG pelo e-mail programaeducanto@gmail.com .
Equipe Educanto
Ponta Grossa, setembro de 2023
O XXVIII Encontro de Coros ocorreu nos dias 18 e 19 de junho de 2019. A abertura foi realizada com um aquecimento vocal realizado pela Profª. Ma. Suelen Galdino, e os grupos participantes do primeiro dia foram o Coro Infantojuvenil Tons e Cores, o Coro Infantil de Castro, o Coro Meninas Cantoras de Ponta Grossa, e o Coral da Escola Adventista de Ponta Grossa. No segundo dia de evento, o aquecimento vocal foi realizado pela Profa. Ma. Carla I. Roggenkamp e os grupos participantes foram o Coro Infantojuvenil da UEPG e os Coros Infantis do 3º, 4º e 5º ano do CAIC-UEPG. O evento teve o apoio do Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG.
O XXVII Encontro de Coros Infantojuvenis da UEPG ocorreu durante a I Semana Acadêmica no ano de 2017, possibilitando o envolvimento cultural da comunidade pontagrossense. Os grupos participantes foram o Coro Infantojuvenil da UEPG e o Coro do Clube de Aventureiros Farol da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O evento teve o apoio do Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG.
O evento aconteceu durante a I Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Música, na qual ocorreram oficinas, palestras e concertos, redimensionando o conhecimento e possibilitando aos participantes acesso a assuntos e o contato com importantes profissionais da área. A palestra de abertura "Regentes Corais Infantojuvenis: quem somos?", foi ministrada pela Profª. Drª. Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira (UFMS). Ocorreram cinco oficinas, dentre elas: "Cenografia e iluminação" ministrada pela Profª. Drª. Maria Cristina Mendes, Profª. Drª. Patrícia Camera Varella e Profª. Mª. Charlene Neotti; "Começando um coro do zero" ministrada pela Profª. Mª. Cibele Sabioni; "Canções infantis" ministrada por Cláudio Chaves; "Música eletrônica" ministrada por Jozia Ribeiro, e "Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil", ministrada pelo Prof. Me. Éderson Marques. Foram realizadas duas mesas temáticas: "O coro infantojuvenil em diferentes contextos" - Mediador: Prof. Dr. Ronaldo da Silva. Palestrantes: Profª. Drª. Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira, Profª. Cibele Sabioni, Prof. Me. Rogério de Brito Bergold, Profª. Elizabeth Alves, e "Canto coletivo e educação: contextos e possibilidades" - Mediadora: Profª. Mª. Carla Irene Roggenkamp. Os palestrantes foram: Profª. Drª. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (UNESP), Profª. Drª. Maria José Subtil, Prof. Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo. O evento também contou com duas rodas de conversa: a primeira abordou o tema "Ser educador musical hoje", mediado pelo Prof. Dr. Egon Eduardo Sebben. Estiveram na roda a Profª. Drª. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada e o Prof. Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo. A segunda roda "Músicos paranaenses" foi mediada pela Profª. Mª. Regina Stori e contou com os compositores Milton Karam e Prof. Silvestre Alves Gomes. Os concertos realizados foram: Concerto do Coral das Meninas Cantoras de Ponta Grossa e Concerto "Fauna e Flora Brasileira" do Coro Infantil da UEPG. Nessa ocasião ocorreu o XXVII Encontro de Coros Infantojuvenis da UEPG.