O projeto de extensão “Educanto: Educação musical por meio do canto coral para crianças e jovens”, vinculado ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa, teve início no ano de 2016, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de pesquisar, refletir e vivenciar a prática de canto coral infantojuvenil, além de ofertar às crianças participantes, a experiência em participar de grupos corais, contribuindo para o desenvolvimento humano integral.
O Educanto possui algumas frentes de atuação: os coros do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC-UEPG), o Coro Infantojuvenil Tons e Cores e o Coro EntreTons.
Conheça nossa equipe:
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
Antonio Carlos Marins da Silva – Sou acadêmico do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Entrei como bolsista de extensão no Projeto Educanto em 2024. Participa como cantor no Coro EntreTons e atuo na área de artes do projeto.
Bruno dos Santos Farias – Ingressei como acadêmico do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 2021. Sou bolsista de extensão no Projeto Educanto desde o segundo semestre de 2022. Nele, atuo como designer gráfico, fotógrafo, cenógrafo e participo como cantor no Coro EntreTons. Além disso, também trabalho como ilustrador, desenhista, colorista e possuo experiência em pintura digital e tradicional.
CURSO BACHARELADO EM JORNALISMO
Rafaela Isabelly Colman de Souza – Sou acadêmica no curso de Bacharelado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desde 2021. Atuo como bolsista de extensão no Projeto Educanto desde o segundo semestre de 2023. Nele, desenvolvo atividades como fotógrafa, assessora, redatora e editora.
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
Geraldo Pietrochinski Filho – Sou acadêmico do curso de Licenciatura em Música na UEPG. Tive meu primeiro contato com o meio musical com aulas de violão na minha cidade de origem, Reserva – PR, que foi quando me interessei pela área musical. Depois, vim para Ponta Grossa para poder ampliar meus conhecimentos e poder atuar como músico-professor. Sou bolsista do projeto de extensão Educanto, atuando regente assistente do Coro Infantojuvenil Tons e Cores, regente dos coros do 3o ano no CAIC e como cantor do Coro EntreTons.
Lincoln Marcondes Cardoso – Sou acadêmico do curso de Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Minha jornada musical teve início aos 10 anos, quando descobri minha paixão pela guitarra e violão. Desde então, me dediquei ao estudo desses instrumentos, explorando diferentes estilos e técnicas. Toco com banda, e as apresentações que realizo me proporcionam uma experiência única, ensinando-me a envolver e interagir com o público. Ao participar do projeto Educanto, estou entusiasmado em compartilhar não apenas meus conhecimentos musicais, mas também meu amor pela música com as crianças. Espero que essa experiência as inspire a explorar e cultivar sua própria paixão, abrindo portas para futuros talentos musicais.
Lorena dos Santos Machado – Sou acadêmica do curso de Licenciatura em Música na UEPG. Meu primeiro contato com a música foi em um ambiente religioso, onde aprendi a tocar órgão eletrônico. No período de pandemia eu trabalhei com crianças na parte de alfabetização e então me encantei com a docência e, como a música sempre me fez um bem enorme, juntei o útil ao agradável e decidi investir na licenciatura em Música. Minhas maiores pretensões são me especializar em música como forma de terapia e na educação especial.
Maria Luane Martins de Ramos – Também sou conhecida como Prof. Malu e sempre adorei música. Mas foi apenas com 16 anos que comecei os estudos musicais com aulas particulares de violão. Entrei no projeto no primeiro ano de faculdade e continuo depois de um ano, muito contente em trabalhar com os alunos do CAIC.
Rafaela Antunes Cardoso – Estou cursando Licenciatura em Música da UEPG e também frequento o curso de Canto Lírico no Conservatório Maestro Paulino, onde tenho a oportunidade de participar de óperas. Além disso, integrei em diversos coros e atualmente faço parte do elenco do Coro Cidade de Ponta Grossa, como soprano. Estou extremamente feliz por atuar como voluntária no projeto Educanto, onde descobri a paixão pela docência. Busco aprimorar minhas técnicas e ampliar meus conhecimentos, especialmente dentro do projeto, onde pretendo me desenvolver como educadora.
Renata Martins Pereira – Sou acadêmica do curso de Licenciatura em Música na UEPG e tive meu primeiro contato com instrumentos musicais na infância, com aulas de musicalização infantil e teclado eletrônico. Na adolescência descobri o interesse na docência musical, em especial com o público infantil, o que me motivou a voluntariar-me no Projeto de Extensão Educanto.
Rubia Juliane Andrade Gomes – Meu primeiro contato com a música foi em um ambiente religioso, onde cantava e tocava teclado. Sou acadêmica do curso de Licenciatura em Música e já ingressei no Projeto de Extensão Educanto, na qual espero aprender e ampliar mais meus conhecimentos na prática docente e do canto coral infantojuvenil.
Sabrina Pinto da Silva – No ambiente religioso foi onde tive meu primeiro contato com a Música. Lá, aprendi a tocar flauta doce e saxofone alto. Atualmente sou acadêmica do curso Licenciatura em Música da UEPG, participo do projeto de extensão Educanto e também do Coro em Cores.
Walter Nascimento de Aguiar – Sou calouro do curso de Licenciatura em Música na UEPG e comecei na música com 4 anos de idade fazendo musicalização no Conservatório Maestro Paulino. Lá descobri o que queria seguir para a minha vida toda! Participei da Banda Lyra dos Campos, já fiz parte de alguns coros infantojuvenis e sempre amei estar nesse meio. Já trabalhei com crianças em um projeto que havia em minha antiga escola, mas nada relacionado à música. Logo que entrei na UEPG nos foi apresentado o projeto EDUCANTO. Fiquei encantado e não pensei duas vezes! Me propus a ser voluntário. Atualmente faço parte dos projetos EDUCANTO, Coro em Cores e Paraná Canta, todos relacionados ao canto coral e ofertados pela universidade.
MESTRADO – PPGECEM
Ana Cristina Maia Wurmli – Sou mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo programa PPGECEM/UEPG; pós graduada em Ensino da Música com ênfase em metodologias do Ensino da Música pela Faculdade D.Alberto/EAD; licenciada em Música pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; atualmente sou professora de Musicalização na Escola Social Marista Santa Mônica em Ponta Grossa; professora de Musicalização e Canto Coral Infantil pelo Projeto Viva Música – pólo Unibem de Imbituva; regente voluntária da Orquestra/Coral da Igreja Cristã Maranata Região Curitiba; regente voluntária no Projeto Aprendiz Júnior da Igreja Cristã Maranata; atuo como voluntária no Projeto Educanto.
Juliana Noimann Sniegovski – Faz 15 anos que sou regente de turma no ensino fundamental – anos iniciais. Desde 2015, assumi a tutoria na educação inclusiva. Minha primeira formação é Licenciatura em Pedagogia. Depois, cursei Licenciatura em Letras/Português – Espanhol, ambas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Entre as licenciaturas, fiz especialização em Psicopedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER), que possibilitou lecionar no Centro de Ensino Tecnológico e Superior (FATI) em Arapoti. A partir de 2022, sou mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPG. Através do mestrado faço parte do projeto Educanto, o qual a minha atividade é proporcionar com a pesquisa que desenvolvo, atividades interdisciplinares entre o ensino de ciências e a prática de canto coral.
Muriele Ferreira Ribeiro – Possuo graduação em Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, ambas pela UEPG e especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela UNINTER. Atuo há 5 anos como professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em colégios estaduais de Ponta Grossa. Sou mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG, onde pesquiso a relação interdisciplinar entre Matemática e a Música.
PROFESSORES ORIENTADORES
Carla Irene Roggenkamp – Licenciada em Música – Educação Musical, pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como regente de coros desde 1994, tendo regido o Coral da Igreja Bom Pastor de Ponta Grossa (1994-1998), Coral Infantil da Escola Bom Pastor (1994-1998), Coral Infantil da Escola São José (1995-1998), Coral Infantil do Colégio Neo Master (1995-1998), Coral Infantil do Colégio Marista Pio XII (2000), Coral Infantil do Conservatório Maestro Paulino (2000), Coral de Acadêmicos do Departamentos de Artes da UFPR (2001-2004), Coral da Igreja Bom Pastor de Curitiba (2001-2008), Coro Cidade de Ponta Grossa (2008-presente) e Coro da UEPG/Coro em Cores (2010-presente). É professora do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde leciona atualmente as disciplinas de Análise Musical, Contraponto, Metodologias do Ensino da Música, Coral I e Coral III. Realiza pesquisas nas áreas da Educação, Educação Musical, Estado e Sociedade.
Rogério de Brito Bergold – Formado em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Especialista em Linguagem e Estruturação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes (SP). Mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Na área de Coral, participou em diversos corais de igreja; no Madrigal Ad Music (Curitiba), sob a regência de Emanuel Martinez; integrou o Coro em duas apresentações da 2ª Sinfonia de Mahler (Teatro Guaíra e 1ª Igreja Batista de Curitiba), no ano de 2013, sob a regência de Osvaldo Ferreira. Atuou também como ensaiador de vozes em Corais de empresa, como Placas do Paraná, Coro Itálico, Hermes Macedo, Federação Espírita do Paraná. Como maestro regeu o coral da Igreja Adventista Central, Igreja Adventista de Santa Quitéria e Igreja Adventista do Portão, todos na cidade de Curitiba. Atualmente é docente no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Ronaldo da Silva – Bacharel em piano pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Licenciado e especialista em Educação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes (SP). Realizou o mestrado e doutorado na área de Fundamentos Teóricos no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve pesquisas na área da cognição musical, com temas ligados à leitura musical significativa em músicos instrumentistas profissionais e em crianças inseridas na prática de canto coral. Regeu os coros infantil, juvenil e jovem dos Colégios Adventistas de Jd. Utinga (Santo André – SP) e de Tatuí (SP) e coro infantil do Colégio Agostiniano Mendel (São Paulo – SP). No Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP) atuou como regente de coros Infantis, juvenis e adultos; nessa instituição, ministrou aulas de técnica vocal infantil e coordenou a área de Educação Musical. Compôs cerca de 40 canções infantis editadas e gravadas pela Casa Publicadora Brasileira (selo MUSICASA). É compositor e arranjador de obras para coros em diversas formações. Tem ministrado oficinas de canto coral e leitura musical em diversas cidades brasileiras. Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Cognição e Educação Musical (GEPCEM) cadastrado no diretório do CNPq, e o projeto de extensão Educanto.
Suelen Ribeiro Galdino – Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006) e Mestrado Profissional em Artes pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Atualmente é docente pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná na educação básica e professora colaboradora na UEPG, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical e canto-coral. No projeto Educanto, atua como regente do Coro EntreTons.