#6 Revisitando trabalhos do FASCA – Função de Pedotransferência

Funções de pedotransferência (FPT) representam alternativas interessantes para a determinação de propriedades físicas do solo, muitas vezes difíceis de serem medidas, utilizando outras propriedades de mais fácil mensuração. Existem diferentes tipos de funções de pedotransferência sendo muitas delas pontuais e outras paramétricas.

No artigo intitulado “Influence of physical attributes and pedotransfer function for predicting water retention in management systems” os autores avaliaram os efeitos de atributos físicos estruturais do solo sobre a retenção de água a partir da estimativa de conteúdos de água (θ) em diferentes potenciais matriciais de um Latossolo Vermelho distrófico em sistema convencional (SC) e sistema plantio direto (SPD).

As FPT foram desenvolvidas para predizer os θs utilizados na determinação da curva de retenção de água apenas para o sistema plantio direto. As FPTs utilizadas para estimar θ para os potenciais matricial de -1, -3, -6, -10, -33, -100, -400, -800 e -1500 kPa tiveram acurácia adequada. A densidade do solo, macroporosidade, microporosidade e teor de areia foram as principais variáveis consideradas para estimar o conteúdo de água nesses potenciais mátricos.

O artigo foi realizado em parceria com o Prof. Dr. André Auler da Universidade Federal do Paraná e Profa. Dra. Maria C. Pineda da Universidad Central de Venezuela/Facultad de Agronomia. Aragua, Venezuela.