Pesquisadores
Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (1988), Mestre em Ciências, Área de Concentração: Física Aplicada, pela Universidade de São Paulo - Instituto de Física e Química de São Carlos - USP-IFQSC - São Carlos (1993) e Doutor em Ciências, Área de Concentração: Física Aplicada, pela Universidade de São Paulo - Instituto de Física de São Carlos - USP-IFSC - São Carlos (2001). Professor do Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG: como colaborador em 1993; como efetivo a partir de 1994 e Professor Associado a partir de 2009. Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação: em Química Aplicada - UEPG de 2005 a 2012; em Ciências/Física - UEPG a partir de 2013; em Ensino de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-SBF, Polo 35 - UEPG a partir de 2014. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEPG a partir de 2017. Tem experiência em: ensino superior (formação inicial e continuada); pesquisa em física aplicada (cristalografia, mineralogia, solos, difração de raios X e método de Rietveld); pesquisa em ensino de física (instrumentação para o ensino de física e de ciências, ensino de física e ciências na educação básica); em extensão (clubes de ciências).
É bacharel em Física pelo IFQSC/USP (1991). Durante a graduação foi bolsista Fapesp na modalidade IC sob orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Terrile. Obteve seu Mestrado pelo IFSC/USP (1994) sob orientação do pesquisador Dr. Sílvio Crestana do CNPDIA/Embrapa de São Carlos e, Doutorado sob orientação do Prof. Dr. Klaus Reichardt no Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP (2002). Entre os anos de 1999 e 2001 esteve como pesquisador visitante na Rutgers - The State University of New Jersey, na modalidade de doutorado sanduíche, com a supervisão do Prof. Dr. Daniel Gimènez. Entre 2011 e 2012 fez Pós-Doutorado no CNPDIA/Embrapa de são Carlos, sob supervisão do pesquisador Dr. Carlos Manoel Pedro Vaz. É professor Associado do Departamento de Física da UEPG desde 2010. Possui experiência na área de Física, com ênfase na investigação do Solo: simulação computacional da estrutura de solos, estudos sobre a condutividade hidráulica e a curva retenção de água pelo solo.
Graduado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), Mestrado e Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente) pela Universidade de São Paulo (2002) e (2006). Professor associado junto ao Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Física e Geografia (UEPG). Atua como pesquisador nas áreas de Física do Solo, Aplicações de Radioisótopos e Física Ambiental. Integra vários grupos de pesquisa certificados pelo CNPq. Atua como coordenador de projetos de pesquisa institucionais (Finep) e também projetos individuais (CNPq, Fundação Araucária, Capes, LNLS). Atualmente é bolsista do CNPq (nível 1D) e atua como consultor de várias revistas científicas e agências de fomento nacionais e internacionais. Foi membro associado do Centro Internacional de Física Teórica (2011-2016), Trieste, Itália, pesquisador visitante do CENA/USP (2007-2013), Piracicaba, Brasil, e professor visitante na Universidade de Nottingham (2017-2018), Reino Unido. Possui colaboração científica com várias instituições nacionais e internacionais.
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), Mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências USP São Carlos (1999). Pós Doutorado na Embrapa Instrumentação Agropecuária (2008/2009). Foi vice coordenador do programa de Pós graduação em Ciências/Física da UEPG nos anos de 2007-2008 e 2010 a 2012. Foi coordenador do programa de Pós graduação em Ciências/Física da UEPG nos anos de 2012-2014 e 2014 a 2016. Atualmente é professor associado do departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Espectroscopias, Difração de Raio X e Microscopia de Força Atômica aplicada a solos, suas frações por tamanho de partículas e matéria orgânica humificada do solo.