Projetos desenvolvidos no LNLS

Nos últimos anos pesquisadores do grupo FASCA tem desenvolvido projetos de pesquisa em parceria com o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (https://www.lnls.cnpem.br/sirius/), localizado na cidade de Campinas, Brasil.

Estes projetos tem possibilitado a aquisição de imagens de alta resolução em três-dimensões para o estudo da estrutura do solo em escala micrométrica.

Os projetos aprovados nos últimos anos foram:

(2018-2019) – Soil porous system changes induced by wetting and drying cycles analyzed via synchrotron based X-ray CT – Proposal 20180217.

(2017-2018) – Synchrotron based X-ray microtomography to investigate the effect of wetting and drying cycles in the soil structure – Proposal 20170051.

(2016-2017) – X-ray microtomography characterization of soil microaggregates submitted to different lime rates – Proposal 20160166.

O desenvolvimento desses projetos de pesquisa resultou até o momento na publicação do artigo “Lime application effects on soil aggregate properties: Use of the mean weight diameter and synchrotron-based X-ray μCT techniques”. Além disto, os pesquisadores do grupo também têm participado de eventos organizados pelo LNLS.