Composição do solo e atenuação da radiação
O solo trata-se de um material abundante encontrado na superfície do planeta sendo formado pela ação de vários mecanismos, entre eles o tempo, o clima, o material de origem, para citar alguns.
Devido a sua abundância, o solo é um material de grande interesse para estudos que visem a sua utilização como material para a atenuação da radiação. O uso de repositórios geológicos, para o armazenamento de resíduos radioativos, necessita de estudos para verificar como diferentes tipos de solos podem atuar na atenuação de fótons de diferentes energias.
Ainda, técnicas que envolvem a análise da atenuação da radiação também são importantes no estudo de métodos baseados na análise de imagens, como a microtomografia de raios X. Diferentes componentes elementares do solo podem causar artefatos nas imagens, devido a absorção dos fótons pelos diferentes minerais do solo. Esses artefatos podem gerar problemas na interpretação das imagens, principalmente para fótons de raios X de baixa energia, muitas vezes empregados no escaneamento de amostras de solo.
Tendo em vista o exposto acima, o artigo “Can the granolumetric soil fractions attenuate the radiation differently from the whole soil?”, de autoria dos Drs. Luís V. Prandel, Sérgio C. Saab, Larissa M.S. Tonial, André M. Brinatti e Luiz F. Pires, foi recentemente publicado no periódico “Brazilian Archives of Biology and Technology”.
O artigo completo pode ser baixado no seguinte link: https://doi.org/10.1590/1678-4324-2021190760
Trabalho financiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).