Projeto Aprovado no Edital Universal – CNPq

Os professores doutores do grupo de pesquisa em Física Aplicada a Solos e Ciências Ambientais (FASCA), André Brinatti, Fábio Cássaro, Luiz Pires e Sérgio Saab, tiveram aprovado no Edital Universal do CNPq (Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021) projeto de pesquisa para a aquisição de computadores de alto desempenho que serão utilizados na análise de processos que ocorrem no solo.

O projeto foi enviado em parceria com a Profa. Dra. Vladia Correchel da Universidade Federal de Goiás, Prof. Dr. Felipe Correa dos Santos da PUC de Goiás e Prof. Dr. Jocenei Teodoro de Oliveira atualmente na Universidade Federal do Paraná. Também fazem parte do projeto, além dos pesquisadores doutores, alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, os quais estão desenvolvendo seus trabalhos de pesquisa em assuntos que envolvem simulação computacional e processamento de imagens de tomografia. O projeto será coordenado pelo Prof. Luiz Pires e foi aprovado na Faixa B que envolve Grupos de Pesquisa Consolidados.

Os computadores a serem adquiridos serão utilizados em pesquisas que envolvem o entendimento dos processos de transporte de matéria no solo, os quais são importantes no estudo da dinâmica da água nesse meio poroso. Propriedades geométricas e morfológicas do solo afetam a dinâmica da água ao longo do perfil do solo, de modo que a quantificação de parâmetros relacionados a geometria dos poros é vital para caracterizar a retenção e o movimento de água no solo. Processos que causam danos no solo ocasionam modificações em sua estrutura, e por meio da análise de imagens e simulação computacional é possível quantificar tais danos e prever futuros impactos ambientais que mudanças no sistema poroso do solo podem o causar. Desta forma, um caracterização detalhada da arquitetura dos poros do solo, por meio da técnica de microtomografia, fornecem resultados que permitem um uso mais racional do solo, com menores impactos ambientais e com melhores resultados em termos agrícolas. Condições adequadas de porosidade são importantes para o uso mais eficiente de recursos hídricos e na manutenção da qualidade física do solo.

O resultado da chamada pode ser consultado no seguinte endereço eletrônico: Edital Universal.