#3 Revisitando trabalhos do FASCA – Curva de retenção
A curva de retenção de água (CRA) representa uma das propriedades físicas mais importantes do solo. A CRA é obtida da relação entre a umidade do solo e o potencial matricial (energia) com que a água se encontra retira no solo.
Quando medida de forma adequada a CRA pode ser utilizada para verificar a qualidade e saúde do solo. Por meio dela, podem ser obtidas a umidade na capacidade de campo, importante para definir o momento adequado para o manejo do solo, a umidade no ponto de murcha permanente, situação a partir da qual a planta entra em estado permanente de murcha, a quantidade disponível de água para as plantas, entre outras propriedades.
A CRA também pode ser utilizada na obtenção indireta da curva de distribuição de poros, a qual pode ser utilizada para verificar a quantidade de água retira em diferentes tamanhos de poros. A classificação dos poros por tamanho pode, por exemplo, ser associada com a função dos poros no solo.
O artigo intitulado “Soil water retention curve determined by gamma-ray beam attenuation”, assinado pelos Profs. Luiz F. Pires, Osny O.S. Bacchi e Klaus Reichardt, traz o desenvolvimento de um método nuclear, baseado na atenuação de raios gama, para a medida da CRA. O trabalho foi publicado na Soil & Tillage Research, e descreve detalhadamente como a CRA pode ser medida utilizado radiação gama.
O estudo foi financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), processos 00/05732-0 and 02/05066-5.