Ciência do Solo Forense – Como a ciência pode auxiliar na solução de crimes
A ciência do solo forense trata-se de uma área da ciência que utiliza o solo na investigação de crimes. O solo pode aderir a diferentes tipos de superfícies devido às suas características. Pode ser facilmente encontrado em solas de calçados, nos pneus de automóveis ou aderido em roupas.
Desta forma, uma amostra de solo coletada em uma cena de crime pode ser confrontada com outra encontrada nas roupas ou calçado de um suspeito. Após a coleta de ambas as amostras, elas podem ser submetidas a análises laboratoriais para se certificar que o solo encontrado na roupa do suspeito é o mesmo da cena do crime.
Diferentes técnicas de análises podem ser utilizadas, mas muitas vezes algumas técnicas podem fornecer resultados que não possibilitem diferenciar um solo de uma cena de crime de um outro solo de uma área distinta. Isto pode levar os investigadores a falsos resultados. Neste sentido, uma solução é aumentar o número de variáveis (propriedades) medidas, a fim de uma melhor discriminação entre solos.
Neste sentido, o artigo “A novel approach based on X-ray fluorescence and photon attenuation to the analysis of soils for forensic investigation”, assinado pelos Drs. Luiz F. Pires, Luis V. Prandel, Sérgio C. Saab e André M. Brinatti, traz a proposição de um novo método que visa aumentar o número de variáveis medidas, a fim de uma melhor descrição de solos que possam ser encontrados em cenas de crimes.
O artigo foi publicado na Revista Brasileira de Ciência do Solo e a pesquisa foi parcialmente financiada pela Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do processo 304925/2019-5.