Sistema radicular: seu papel na dinâmica do nitrogênio

A lixiviação de nitratos de fertilizantes diminui a eficiência do uso de nitrogênio (a porção de nitrogênio utilizada por uma planta) e é uma importante fonte de poluição agrícola. Para melhorar a captação de nitrogênio, gramíneas como

como brachiarias são cada vez mais utilizados, especialmente na América do Sul e na África, como cultura de cobertura.

No entanto, as complexas interações entre a estrutura do solo, o nitrogênio e os sistemas radiculares do milho e as diferentes espécies de gramíneas forrageiras permanecem mal compreendidas. Neste sentido, estudos que analisem como a estrutura do solo se comporta em situações em que ocorrem lixiviação e retenção de nitratos são de suma importância para a preservação do meio ambiente.

Neste sentido, o estudo intitulado “Brachiaria species influence nitrate transport in soil by modifying soil structure with their root system” traz uma aplicação direta da técnica de microtomografia de raios X na análise do sistema radicular da brachiaria e como ela pode afetar na lixiviação e retenção de nitratos. Um dos resultados observados foi que a maior densidade de raízes finas produzidas pela brachiaria, diminui o potencial de lixiviação de nitrato através do aumento da complexidade da rede de poros do solo. Os resultados do estudo apoiam a hipótese de que as raízes influenciam a suscetibilidade da lixiviação de nitrato do solo ao mudar diretamente a estrutura dos poros do solo e que isto é específico da espécie.

O artigo é assinado pelos seguintes autores Dr. M. Gados (University of Leeds, UK), Dr. E. Brown (University of Nottingham, UK), Dr. C.A. Rosolem (Unesp, Brasil), Dr. L.F. Pires (UEPG, Brasil), Dr. P.D. Hallett (University of Aberdeen, UK) e Dr. S.J. Mooney (University of Nottingham, UK).

Esse estudo foi em partes financiado pela Capes (Processo No. 88881.119578/2016-01).