Solo e sua utilização como blindagem contra radiação ionizante

Solo e sua utilização como blindagem contra radiação ionizante

https://www.globalsecurity.org/wmd/library/policy/army/fm/3-4/Ch4.htm

Em artigo recentemente publicado no Nuclear Engineering and Technology, o Prof. Dr. Luiz F. Pires aborda em detalhes como solos de diferentes composições podem atuar na atenuação da radiação. Os solos são materiais porosos com alta capacidade de blindagem para atenuar raios gama e os raios X.  No entanto, o descarte de radionuclídeos no perfil do solo pode expor os organismos vivos à radiação ionizante. Assim, estudos que visam analisar as propriedades de blindagem dos solos são de particular interesse para a blindagem de radiação.

O artigo intitulado “Radiation shielding properties of weathered soils: Influence of the chemical composition and granulometric fractions” encontra-se publicado como open access, de modo que seu acesso é livre para qualquer pesquisador interessado. Os parâmetros de interação da radiação avaliados foram coeficientes de atenuação, livre caminho médio e cálculo de camadas redutoras.

O artigo fornece uma descrição abrangente das propriedades de interação da radiação de solos intemperizados mostrando a importância de suas frações granulométricas e óxidos para a atenuação da radiação.

O estudo foi parcialmente financiado pelo CNPq (Processo No. 304925/2019-5).

Skip to content