#8 Revisitando trabalhos do FASCA – PTFs
O artigo intitulado “Predicting soil water content at − 33 kPa by pedotransfer functions in stoniness soils in northeast Venezuela” nasceu de discussões realizadas nos Workshops dos Associados na Área de Física do Solo no ICTP (Trieste, Itália). O artigo é assinado por pesquisadores da Venezuela (Dr. M. C. Pineda, J. Viloria e D. Lobo), Espanha (Dr. J. A. Martínez-Casasnovas), Brasil (Dr. L. C. Timm e Dr. Luiz F. Pires) e Bélgica (Dr. D. Gabriels).
O estudo traz uma análise de funções de pedotransferência (PTFs) para o estudo da umidade do solo. O conteúdo de água do solo é uma propriedade chave no estudo da água disponível para as plantas, infiltração, drenagem, condutividade hidráulica, irrigação, estresse hídrico das plantas e movimentação de solutos no perfil do solo. No entanto, sua medição consome tempo e, no caso de solos pedregosos, a presença de pedras dificulta a determinação do teor de água. Uma alternativa é o uso de funções de pedotransferência, como modelos para prever essas propriedades a partir de dados prontamente disponíveis.
O estudo traz uma comparação de diferentes PTFs amplamente utilizados para estimar o teor de água em -33 kPa (WR- 33kPa) em solos de alta pedregosidade. A estudo foi conduzido no Rio Caramacate, área de grande interesse, pois os frequentes deslizamentos de terra pioram a qualidade da água potável. O desempenho de todos os PTFs avaliados foi comparado com um PTF gerado para a área de estudo. Os resultados mostraram que algumas PTFs foram mais eficientes do que outras na previsão do conteúdo de água em solos pedregosos.