Manejo conservacionista

A forma como o solo é manejado pode ter sérios impactos na sua qualidade. Quando o manejo é inapropriado, o solo pode sofrer danos ambientais levando a processos erosivos e contaminação dos mananciais. Por este motivo, existem manejos conservacionistas que tentam minimizar os impactos que pode ocorrer no solo devido ao seu uso.

No artigo “A Comparison of the Differences in Soil Structure under Long-Term Conservation Agriculture Relative to a Secondary Forest”, publicado na revista Agriculture, os autores analisam como diferentes formas de manejo afetam a estrutura do solo na microescala. Para o estudo foram utilizadas imagens de microtomografia de raios X.

Os autores mostraram que os manejos conservacionistas mantiveram um boa estrutura do solo, mesmo quando o solo está sendo manejado há várias décadas utilizando uma mesma forma de manejo. O estudo é resultado de cooperação nacional e internacional entre pesquisadores da UEPG (Dr. Luiz F. Pires e Dr. Fábio A.M. Cássaro), do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (Dra. Talita R. Ferreira), da Universidade de Nottingham (Dr. Sacha Mooney) e do Rothamsted Research (Dra. Hannah Cooper).

O estudo foi financiado pelas agências CNPq e Capes, sem o apoio das quais o trabalho realizado não seria possível.