Professor do FASCA ministra palestra na I Reunião Brasileira de Micromorfologia de Solos

A I Reunião Brasileira de Micromorfologia de Solos (RBMS) ocorreu entre os dias 11 e 15 de novembro nas dependências da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Universidade de São Paulo), em Piracicaba. O evento trouxe a participação dos principais cientistas atuantes na área de micromorfologia no Brasil e contou também com cientistas da Espanha, México, Argentina, Canadá e Estados Unidos.

O Prof. Luiz F. Pires apresentou a palestra intitulada “High-resolution computed tomography: challenges and opportunities in soil physics”. A palestra fez parte da Conferência 4 que contou ainda com a participação do Prof. Dr. Richard Heck (School of Environmental Sciences/University of Guelph – Canadá), Prof. Dr. Daniel Giménez (School of Environmental and Biological Sciences/Rutgers – Estados Unidos) e Prof. Miguel Copper (Departamento de Ciência do Solo/Universidade de São Paulo – Brasil). Após a palestra, o Prof. Luiz Pires participou da mesa redonda intitulada “Micromorfologia de Solos aplicada ao Comportamento dos Solos”.

Na palestra ministrada pelo Prof. Luiz F. Pires foram abordados temas relacionados com o ajuste do sistema tomográfico para medidas de amostras de solo, procedimentos para a segmentação de imagens e potenciais usos da microtomografia de raios X na análise da estrutura do solo, sistema radicular de plantas e estudos em 4D. Maiores informações podem ser obtidas ainda na matéria publicada na página da UEPG (link para a matéria).