Cientistas mais influentes do mundo – Stanford University (Scopus)

O Prof. Dr. Luiz F. Pires do FASCA está na lista que traz os 200 mil cientistas mais influentes do mundo, segundo classificação organizada pela Universidade Stanford (Califórnia, EUA) com base na base de dados Scopus da Elsevier.

O ranking, organizado pela Universidade Stanford, é o mais prestigiado a nível mundial e envolve os 2% cientistas mais citados do mundo com base na análise de mais de 9 milhões de cientistas considerados ativos no mundo na atualidade. O ranking é baseado em 22 grandes áreas e 176 campos específicos.

O Prof. Luiz Pires consta na área de Agronomia & Agricultura na qual foram avaliados 69.903 cientistas a nível mundial, sendo que o pesquisador ocupa a posição de 802 (Top 1,2%). Maiores informações sobre a importância de constar nesse ranking também podem ser obtidas no seguinte link.

Essa é a segunda que vez que o Prof. Pires aparece neste ranking. Em 2021 foram avaliados 64.212 cientistas na área de Agronomia & Agricultura, com o pesquisador ocupando a posição 1011. O ranking de 2021 considerou as citações obtidas em 2020. Na comparação do ranking de 2022 em relação a 2021, no geral, o Prof. Pires subiu 40 mil posições.

O envolvimento de todos os pesquisadores do grupo, alunos de pós-graduação e graduação e demais pesquisadores associados ao FASCA foi fundamental para que o Prof. Luiz Pires pudesse constar nessa lista. É válido também ressaltar o apoio financeiro recebido por agências de fomento à pesquisa como o CNPq, Capes e Fundação Araucária que são fundamentais permitindo a realização de pesquisas de alto nível.