Pesquisadores do Havaí visitam o grupo FASCA

O grupo FASCA recebeu entre os dias 13 e 23 de dezembro dois pesquisadores da Universidade do Havaí em Manoa.

O Prof. Dr. Jonathan Deenik e a doutoranda Kristy Lam visitaram,  durante o período em que estiveram na UEPG, os laboratórios de pesquisa do grupo FASCA e os laboratórios do Complexo de Laboratórios Multiusuários. Além de visitarem as instalações de pesquisa da universidade, também ocorreu encontro com a reitoria, diretoria de pós-graduação e escritório de relações internacionais com a finalidade do estabelecimento de acordo de cooperação internacional entre as duas instituições.

O Prof. Jonathan Deenik ainda ministrou a palestra intitulada “Soil diversity in the Hawaiian Islands: a model system to study pedogenises“, a qual ocorreu no dia 16 de dezembro. Na quarta-feira, 21 de dezembro, a doutoranda Kristy Lam ministrou a palestra intitulada “Soil water & Ethnopedology in Hawai’i“. Ambas as palestras focaram em importantes aspectos dos solos encontrados no Havaí e despertaram grande interesse do público presente.

A doutoranda Kristy Lam ainda realizou medidas de composição química de solos Havaianos nos equipamentos de fluorescência de raios X existentes no laboratório de FRX do grupo FASCA e no laboratório do Complexo Multiusuários da UEPG. Além disto, também ocorreram inúmeras reuniões científicas com a finalidade de discussão de dados e escrita de artigos científicos.

O grupo FASCA gostaria de agradecer os dois pesquisadores pela visita. Durante os 11 dias em que estiveram em Ponta Grossa ocorreu intenso intercâmbio não somente científico, mas também cultural. É válido ressaltar que as atividades desenvolvidas também contribuíram para a internacionalização das atividades do FASCA, do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências/Física.