Pesquisa sobre tomografia e solos intemperizados

O artigo intitulado “X-ray Microtomography for Investigating Pore Space and Its Relation to Water Retention and Conduction in Highly Weathered Soils” publicado recentemente no periódico científico Agriculture traz uma análise do papel do sistema poroso nas propriedades de retenção de água em solos intemperizados.

O artigo é fruto de colaboração internacional entre pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa brasileiros e pesquisadores da Alemanha. O professor Dr. Luiz F. Pires do grupo FASCA auxiliou na discussão e análise dos dados de tomografia.

O artigo indica que mudanças no sistema poroso do solo influenciam a retenção de água tanto na região dos poros estruturais como dos poros texturais. Esses resultados apresentam grande apelo ambiental, uma vez que a permeabilidade adequada do solo é vital para evitar processos erosivos e contaminação de lençóis de água por elementos químicos.