Efeito da escala em medidas de propriedades físicas do solo
O Prof. Luiz F. Pires do FASCA participou da publicação do artigo intitulado “Physical, topological and hydraulic properties of an Oxisol under conservation practices: X-ray tomography imaging and pore-network simulation”, o qual foi publicado no periódico Soil & Tillage Research.
A estrutura dos poros desempenha um papel essencial no fluxo de fluidos e no transporte de solutos nos solos. Neste estudo, as propriedades físicas, topológicas e hidráulicas de um Oxisol sob dois usos da terra, ou seja, floresta secundária (SF) e cultivo mínimo (RT), foram caracterizadas por meio de uma combinação de imagens de tomografia computadorizada de raios X (XCT) e simulações de rede de poros. As imagens tomográficas foram obtidas em três tamanhos de voxel, ou seja, 5,3; 35 e 60 μm. A porosidade, a área de superfície, a característica de Euler e a tortuosidade foram calculadas usando algoritmos de processamento de imagens. A rede de poros de cada amostra de solo foi extraída para determinar o raio do poro, o raio da garganta do poro, o comprimento da garganta do poro e as distribuições do número de coordenação do poro, bem como a permeabilidade absoluta.
O artigo é fruto de cooperação internacional entre pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e China. O estudo foi parcialmente financiado pelo CNPq.