Artigo em homenagem ao Prof. Sergio Mascarenhas

Recentemente foi publicado na forma on-line no Brazilian Journal of Physics (BJP) o artigo intitulado “4D X‐Ray Computed Tomography in Soil Science: an Overview and Future Perspectives at Mogno/Sirius” (link para acessar o artigo). O artigo é assinado pela Dra. Talita R. Ferreira, pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (Campinas), pelo Prof. Dr. Luiz F. Pires, pesquisador do grupo FASCA/UEPG e pelo Prof. Dr. Klaus Reichardt, professor titular da Universidade de São Paulo (Piracicaba) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

O artigo será publicado em um número especial do BJP intitulado “Sergio Mascarenhas – a Polymath in Physics”. O número especial, contendo todos os artigos, tem como data provável de publicação o mês de maio de 2022, mês no qual o Prof. Mascarenhas estaria completando 94 anos.

O Prof. Mascarenhas faleceu em 31 de maio de 2021 aos 93 anos. Era professor e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP). Foi um grande cientista e educador brasileiro participando na fundação de instituições de ensino e institutos de pesquisa. Teve participação em importantes pesquisas nas áreas de física e física aplicada.

O artigo aborda uma análise de vários estudos envolvendo tomografia 4D (espaço + tempo) na área de ciência do solo. Para esse artigo foram selecionados dois tópicos importantes na área que envolvem o estudo da dinâmica de solutos e o desenvolvimento de raízes no solo. O entendimento de como se dá o movimento de solutos através do perfil do solo e, como as raízes se desenvolvem ao longo do tempo, é crucial para o entendimento dos processos que envolvem o transporte de matéria e energia no solo, e como a estrutura desse importante meio poroso atua no desenvolvimento das raízes.

Estudos de tomografia em 4D tem a possibilidade de avaliar os processos que ocorrem no solo quase em tempo real, o que pode fornecer informações inéditas sobre a dinâmica do sistema solo-planta-água. Por meio destas informações é possível conduzir um uso mais racional do solo e dos recursos hídricos e também o desenvolvimento de novas culturas agrícolas. Tais informações são crucias principalmente tendo em vista os efeitos do aquecimento global no planeta e o perfil agrícola do país.

Desta forma, o artigo publicado, além de trazer uma análise de vários trabalhos abordando tomografia 4D, também apresenta propostas de estudos que poderão ser conduzidos na nova linha de Luz do Sirius, dedicada exclusivamente para tomografia. Como o Prof. Mascarenhas sempre foi uma pessoa em sintonia com as inovações que surgiam nas diferentes áreas da ciência, optamos por escrever um artigo que visa propor alguns estudos que poderão ser conduzidos no laboratório de pesquisas mais sofisticado existente no Brasil, e um dos mais modernos do mundo. Acreditamos ser esta uma homenagem adequada para um dos físicos mais importantes do Brasil.

Trabalho financiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).