Artigo sobre o Parque Estadual de Serra Dourada

Artigo sobre o Parque Estadual de Serra Dourada

Foto Correchel & Momoli

A doutoranda do Grupo FASCA Lohane Tech acaba de publicar o artigo intitulado “Elemental and radiation attenuation parameter analyses to characterize a Cambisol from the Serra Dourada State Park, Brazil” , o qual foi publicado na revista “Environmental Earth Sciences”.

Foto Correchel & Momoli

Esse artigo faz parte da tese de doutorado da Lohane envolvendo parâmetros de interação da radiação e propriedades físicas e químicas do solo. O artigo foi assinado também pelos Profs. Luiz F. Pires, André M. Brinatti e Sergio C. Saab do FASCA e as Profas. Vladia Correchel e Renata Momoli da Universidade Federal de Goiás.

Parte da pesquisa de doutorado, que consta no artigo, está sendo conduzida no Parque Estadual de Serra Dourada, localizado no município de Mossâmedes, Goiás. Esse Parque trata-se de um importante bioma para a conservação da flora e da fauna locais. O estudo está sendo conduzido em um Cambissolo, que representa um tipo de solo ainda pouco desenvolvido.

No estudo os autores analisaram a possibilidade da utilização de parâmetros de interação de radiação com o solo na caracterização de solos pouco intemperizados. Também foi verificada a eficácia de dois métodos de análise elementar do solo, baseados na fluorescência de raios X.

Os autores afirmam que o tipo de estudo proposto é de suma importância para caracterizar solos que se encontram em áreas de proteção ambiental, e que podem se mostrar vulneráveis caso sejam convertidos em áreas com fins extrativistas. Os resultados obtidos mostram que o Cambissolo estudado possui uma estrutura preservada, mas que pode ser susceptível a mudanças significativas quando manejado.

Trabalho financiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Skip to content