Ciclos de umedecimento e secamento em solos sob condições naturais
Ciclos de umedecimento e secamento são responsáveis por importantes mudanças na estrutura do solo. Quando o solo é submetido a tais ciclos ocorrem alterações em seu sistema poroso com impacto direto na infiltração e quantidade de água disponível para as plantas. Desta forma, tais alterações apresentam influência econômica e ambiental, uma vez que a água é um recurso fundamental para o bom desenvolvimento das culturas agrícolas.
No artigo intitulado “Changes in Soil Water Retention and Micromorphological Properties Induced by Wetting and Drying Cycles”, assinado pelo Prof. Dr. Luiz F. Pires, é feita uma análise do efeito dos ciclos de umedecimento e secamento na estrutura de dois solos sob mata e grama nativa.
Os resultados mostram que ambos os solos mantiveram uma boa estrutura com a aplicação dos ciclos de umedecimento e secamento. Para chegar a tal conclusão foram utilizados dados de retenção de água e análise de imagens bidimensionais.
O estudo foi parcialmente financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio de bolsa de produtividade em pesquisa.