Defesa de doutorado
Como as radiações ionizantes podem afetar a nossa vida? O solo poderia ser um material eficiente para atenuar as radiações ionizantes? Será que seria possível utilizar parâmetros baseados na interação da radiação para caracterizar diferentes solos? Perguntas como essas levaram a Dra. Lohane Tech a defender seu trabalho de doutorado no dia 14 de setembro de 2022.
O trabalho de tese intitulado “Caracterização de solos poucos desenvolvidos com foco na fluorescência de raios X e parâmetros de interação da radiação” foi defendido perante banca composta pelos Drs. Luiz F. Pires (presidente), Fábio A.M. Cássaro (Defis-UEPG), Isonel S. Meneguzzo (Degeo-UEPG), Fábio L. Melquiades (UEL) e Valdirlei F. Freitas (Unicentro). O trabalho de tese foi orientado pelos Profs. Drs. Luiz F. Pires e André M. Brinatti. O estudo também contou com o auxílio das Profas. Dras. Vladia Correchel e Renata Momoli da Universidade Federal de Goiás.
O trabalho de tese foi desenvolvido utilizando solos de unidades de conservação (Parque Estadual da Serra Dourada) e localizados na Amazônia Oriental. De acordo com Dra. Lohane Tech seu trabalho é importante porque “Geralmente os estudos acerca dos parâmetros de interação da radiação não se concentram em uma determinada classe de solos, ou então em solos onde não há ação antrópica. Os estudos recentes envolvendo os parâmetros de interação da radiação não trazem também, os estudos de todos os parâmetros como as seções de choque, por exemplo. Neste trabalho, trouxemos um estudo de todos os parâmetros de interação, envolvendo técnicas relativamente simples e acessíveis e não destrutivas.”
O estudo desenvolvido pela Dra. Lohane traz alguns avanços em relação a utilização de parâmetros de interação da radiação, principalmente com relação a proposta de seus usos na caracterização do solo. Segundo a pesquisadora “O estudo dos parâmetros de interação da radiação para estes solos se mostrou ser uma análise minuciosa da composição química destes solos. Os solos selecionados para estudo são considerados solos jovens e em fase de formação. Não ter o devido cuidado ao manusear estes solos pode trazer desequilíbrio nas propriedades físicas e químicas destes. Portanto, a partir dos resultados apresentados, temos uma ferramenta poderosa para acompanhamento da composição química destes solos. Os resultados explorados neste presente trabalho não poderiam ser deduzidos a partir de análises comumente realizadas na ciência do solo.”
É válido ressaltar que este trabalho de tese foi financiado pela Capes (bolsa de doutorado) e pelo CNPq (auxílio financeiro). Sem o auxílio destas duas agências de fomento o trabalho desenvolvido não teria sido possível.