Importância da escala em Física do Solo

November 2018, Transport in Porous Media 125(1), DOI:10.1007/s11242-018-1118-y

Os processos que ocorrem no solo se dão em diferentes escalas. O desafio na física do solo é compreender como os resultados para as escalas menores podem ser extrapolados para as escalas maiores. Nas escalas menores ocorrem os processos que atuam na formação do solo, na formação da estrutura do solo, na distribuição das raízes, no conteúdo de água armazenado para as plantas, etc. Nas escalas maiores ocorre a produção de grãos em grande escala, os processos erosivos, a irrigação de grandes porções de terra, etc.

Tentando entender como a escala pode afetar as propriedades físicas do solo, o artigo intitulado “Scale dependence of tortuosity in soils under contrasting cultivation conditions“, assinado pelos Prof. Behzad Ghanbarian (Kansas State University, United States), Qingyang Lin (Zhejiang University, China) e Luiz. F. Pires, traz uma análise da influência da escala na tortuosidade dos poros do solo. A tortuosidade, juntamente com a conectividade dos poros, é uma importante propriedade relacionada com a capacidade do solo em conduzir a água e reter água disponível para as plantas. Consequentemente, a tortuosidade dos poros também é importante para a aeração do sistema poroso do solo, fator crucial para manter a sua qualidade.

O artigo, publicado na Soil & Tillage Research, resulta de parceria científica entre os pesquisadores dos três países, sendo importante para as atividades de internacionalização do Grupo de Física Aplicada a Solos e Ciências Ambientais (FASCA). Os resultados desse artigo foram parcialmente financiados pelo CNPq por meio da bolsa de produtividade em pesquisa (LFP).