Mudanças climáticas nas Américas
As mudanças climáticas ocasionadas pelas emissões de gases do efeito estufa, destruição de florestas, degelo das calotas polares, entre outros eventos, estão causando sérios problemas a saúde humana, atingindo todos os países do globo terrestre, mas também o continente americano.
O aumento da poluição causa problemas respiratórios graves, que podem induzir doenças sérias nos seres humanos. Ondas de calor cada vez mais intensas também podem causar sérios danos à saúde humana, como insolações, cânceres de pele, etc. A contaminação dos recursos hídricos pelo mal uso da terra e também por eventos que conduzem a enchentes, podem ocasionar o aparecimento de doenças atingindo milhares de pessoas. As mudanças climáticas também tem o potencial de mudar o clima de forma permanente de modo a induzir a destruição de safras agrícolas inteiras, com sérios impactos na produção de alimentos.
Em um projeto intitulado “Mudanças Climáticas e Saúde”, da Parceria InterAcademias (IAP), o relatório “Taking action against climate change will benefit health and advance health equity in the Americas”, no qual é feito uma análise do impacto das mudanças climáticas na vida humana.