Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentáveis – Agenda 2030 (ONU)

A Agenda 2030 diz respeito a 17 propostas da Organização das Nações Unidas (ONU) visando a erradicação da probreza e a promoção de uma vida digna para todas as pessoas. Tendo em vista o cumprimento destes 17 objetivos, a Universidade Estadual de Ponta Grossa produziu o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030.

Nesse relatório constam inúmeras atividades realizadas na UEPG, selecionadas ao longo do ano de 2021, visando o cumprimento dos 17 objetivos propostos pela ONU. Essas atividades e inúmeras outras que não constam no relatório visam mostrar a contribuição da universidade para a melhoria da qualidade da vida humana.

Algumas atividades realizadas pelo Grupo de Física Aplicada a Solos e Ciências Ambientais (FASCA), no ano de 2021, foram destaque no referido relatório, sendo elas: 1) Participação na confecção de projeto e aquisição do microtomógrafo de raios X (Objetivo 9 – Indústria, inovação & infraestrutura); 2) Promoção e realização do 3o. Workshop do Grupo FASCA (Objetivo 15 – Vida terrestre); 3) Desenvolvimento de pesquisa visando a análise da dinâmica de carbono orgânico no solo (Objetivo 15 – Vida terrestre); e 4) Desenvolvimento de pesquisa envolvendo o impacto de sistema de integração-lavoura-pecuária nas propriedades micromorfológicas do solo (Objetivo 15 – Vida terrestre).

O fato das atividades desenvolvidas pelos pesquisadores do FASCA aparecerem no relatório, mostra a importância das ações do grupo visando resolver problemas regionais e nacionais, de modo a contemplar também os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.